Cidadania e criança

Claudemir Belintane

Resumo


O conceito de cidadania se aplica à criança do mesmo modo que se aplica
ao mundo adulto? O que é cidadania para uma criança? Quais são seus direitos de cidadão? Ler textos de seu universo imediato de letramento é avançar na cidadania? Desde os gregos que o conceito de cidadania faz-se valer em sua justeza, mas sempre deixando as marcas de seus complexos contornos. Cidadão!? Quem? Eu? Você? O banqueiro? O político corrupto? O escravo? O explorado? Um cidadão pode fazer ecoar seu “ão” ou contentar-se com seu “inho”. Como educadores, nossas perguntas precisam retomar essas marcas em uma das faixas etárias mais desprotegidas: E a criança?! Como uma criança pode ser cidadã? O que para ela seria cidadania? Teria algo a ver com esse “dada” que faz essa palavra lembrar infância?

Citizenship and children


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Referências


BELINTANE, C. Oralidade e alfabetização: uma nova perspectiva da alfabetização e do letramento. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013. v. 1. 223p.

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http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/documento_orientador_2015_versao_site.pdf. Acesso em 10/2016.

LISBOA, H. Literatura Oral para a Infância e a Juventude. São Paulo: Peirópois, 2002.

MARQUES F. Galeio. São Paulo/Belo Horizonte: Editora Um dia Atrás do Outro: Piloto, 2000 (pp. 40-41).

ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.


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