Dietas estándar y especiales
algoritmo para ayudar a los administradores de nutrición pública
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2025.266071Palabras clave:
algoritmo, gestión nutricional, kits de alimentos, inseguridad alimentariaResumen
Ante el avance de la Covid-19, las clases presenciales fueron suspendidas, lo que llevó a la flexibilización del PNAE y posibilitó la distribución de “kits alimentarios” a los estudiantes de la red pública. A pesar del retorno de las clases presenciales, persiste la necesidad de proporcionar alimentación escolar más allá del período lectivo, debido a la situación de vulnerabilidad económica e inseguridad alimentaria vivida por muchos estudiantes. Con la ampliación de la responsabilidad en la definición de los géneros alimenticios, este trabajo propone un algoritmo para apoyar a los administradores públicos en la formulación de dietas estándar y especiales para estudiantes de educación secundaria. El estudio, de enfoque cuantitativo y descriptivo, utiliza programación lineal. Para la simulación, se seleccionaron 89 alimentos y se identificaron las necesidades nutricionales de un estudiante de educación secundaria, sometiendo los datos a un modelo de optimización lineal. El resultado del estudio es un algoritmo que puede ser ajustado para generar dietas equilibradas, satisfaciendo las exigencias nutricionales, minimizando el costo financiero y respetando restricciones de opciones en los menús.
Citas
Amaral, C. E. R. do. (2021). Poder público não pode suspender alimentação escolar durante pandemia. A Gazeta. https://bit.ly/3rvlCrs
Barbosa, A. L. de A., Anjos, A. B. L. dos, & Azoni, C. A. S. (2022). Learning impacts on elementary education students during physical and social distancing due COVID-19. CoDAS, 34(4), 1-7.
Bentes, V & Moreira, R. (2021). Políticas públicas garantem o acesso básico à alimentação, afirma especialista. CNN Brasil. https://bit.ly/3EsgJov
Beraldo, L. (2020). Veja as medidas que cada estado está adotando para combater a covid-19. Agência Brasil. https://bit.ly/37lvVb4
Brazil. (2020). Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. https://bit.ly/3vqjkeu
Brazil. (2009). Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. https://bit.ly/3r81QBe
Cesar, J. T., Valentim, E. D. A., Almeida, C. C. B., Schieferdecker, M. E. M., & Schmidt, S. T. (2018). Alimentação escolar no Brasil e Estados Unidos: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 23(3), 991-1007.
Corrêa, E. R., & Helbig, E. (2025). Impacto da pandemia de Covid-19 nos Programas de Alimentação Escolar e Aquisição de Alimentos: revisão de literatura. Novos Cadernos NAEA, 28(1), 199-222.
Costa, I. G. da, & Santos, A. F. C. dos. (2021). O princípio da eficiência e a (i)legitimidade do controle jurisdicional das políticas públicas. Prisma Juridico, 20(2), 311-329.
Decom/Cma. (2018). Aprovado projeto de lei que institui o Programa Merenda nas Férias. Câmara Municipal de Ariquemes. https://bit.ly/3OkAYZZ
Ferreira, H. G. R., Alves, R. G., & Mello, S. C. R. P. (2019). O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Alimentação e aprendizagem. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, 22(44), 90.
Figueiredo, C. et. al. (2022). Volta às aulas presenciais é modelo adotado por 17 capitais e DF; veja lista. CNN Brasil. https://bit.ly/3OhbvQP
Fundo nacional de desenvolvimento da educação. (2024). Sobre o PNAE. O que é? https://bit.ly/3k1d2Oi
Camargo, F. de O. & Guimarães, K. M. S. (2013). O principio da eficiencia na gestão pública. Revista CEPG, 16(28), 133-145.
Hillier, F. S. & Lieberman, G. J. (2006). Introdução à pesquisa operacional. 8. ed. McGraw-Hill.
Ibaté. (2008). Lei Municipal nº 2.380, de 6 de março de 2008. Autoriza o poder executivo a oferecer e manter durante o período de férias escolares a todos os alunos devidamente matriculados da rede municipal de ensino a merenda escolar e dá outras providências. https://bit.ly/3OiCprF
Issa, R. C., Moraes, L. F., Francisco, R. R. J., Santos, L. C. dos, Anjos, A. F. V. dos, & Pereira, S. C. L. (2014). Alimentação escolar: Planejamento, produção, distribuição e adequação. Revista Panamericana de Salud Pública, 35(2), 96–103.
Kripka, R. M. L. & Peccati, C. (2014). Uma variação para o problema clássico da dieta: a minimização do consumo de calorias. Revista CIATEC – UPF, 6(1), 13-25.
Loesch, C. & Hein, N. (2009). Pesquisa operacional: fundamentos e modelos. Saraiva.
Lopes, L. & Alves, A. (2021). Apenas 14% dos estudantes receberam assistência alimentar na pandemia, aponta pesquisa. CNN Brasil. https://bit.ly/3ruo4ys
Magagnin, A. (2022). Lei propõe garantir merenda escolar nas férias para crianças carentes de SC. Ndmais. https://bit.ly/3EoFSjR
Mahan, L. K.; Raymond, J. L. (2018). Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed.Elsevier.
Mendonça, Á. (2014). A segurança dos alimentos em casa. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança. https://bit.ly/3M7TJxI
Oliveira, D. E. de, Borges, A. C. A. & Silva, V. V. da. (2020). Uma aplicação do problema da dieta para se encontrar o menor custo de refeições diárias para idosos na cidade de Monte Carmelo –MG. Brazilian Journal of Development, 6(6), 36025-36034.
Pedraza, D. F., Melo, N. L. S. de, Silva, F. A., & Araujo, E. M. N. (2018). Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 23(5), 1551–1560. https://doi.org/10.1590/1413-81232018235.17832016
Pereira, A. da S. et. al. (2020). Desafios na execução do programa nacional de alimentação escolar durante a pandemia pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(8), 63268-63282.
Pinto, R. L., Souza, B. da S. N. de, Antunes, A. B. S., Benthroldo, R. S., Sichieri, R., & Cunha, D. B. (2024). Perceptions of schoolchildren and lunch ladies about school meals: a focus groups analysis. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 34, 1–21.
Rangel, A. H. do N. et al. (2016). Lactose intolerance and cow‘s milk protein allergy. Food Science and Technology, 36(2), 179-187.
Satelis, P. (2020). Direitos humanos propõe o fornecimento de merenda escolar durante as férias. Portal do Poder Legislativo de Guarulhos - SP. https://bit.ly/3EiXePg
Silva, M. de P. R. & Lima, F. L. de A. (2023). O princípio da eficiência na gestão pública brasileira: uma análise de suas contribuições nos serviços destinados à sociedade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(4), 138-151.
Sommer, A.; Vyas, K. S. (2012). A global clinical view on vitamin A and carotenoids. The American Journal of Clinical Nutrition, 96(5), 1204-1206.
Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 8(16), 20-45.
Sperandio, N. & Morais, D. de C. (2021). Alimentação escolar no contexto de pandemia: a ressignificação e o protagonismo do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Segurança Alimentar e Nutricional, 28, 1-11.
Tsuchiya, L. Y. & Furtado, C. O. (2021). Aspectos nutricionais e econômicos da dieta vegetariana: uma análise usando a Programação Linear. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 8(1), 1-7.
Türkmenoğlu, C., Uyar, A. Ş. E. & Kiraz, B. (2021). Recommending healthy meal plans by optimising nature-inspired many-objective diet problem. Health Informatics Journal, 27(1), 1-10.
Zailani, N. A. M., Sufahani, S. F. & Mamat, M. (2019). Mathematical research on optimization technique for diet planning problem: case research autism paralympic athlete. International Journal of Recent Technology and Engineering, 8(2S3), 387-391.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jackeline Lucas Souza, Francisco Ivander Amado Borges Alves, Ana Gabrielle Peixoto Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
- As opiniões e as ideias expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os autores garantem que o artigo não é fruto de plágio. Caso contrário, poderá sofrer as sanções cabíveis à situação.
- Os editores têm permissão para efetuar ajustes textuais e de formatação para adequar o artigo às normas de publicação da revista.
- Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a JPM possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
- Os conteúdos da JPM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Assim, qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
________________________
Copyright Statement
- The authors authorize the publication of the article in the journal.
- The opinions and ideas expressed in articles are the sole responsibility of the authors.
- The authors guarantee that the article is not the result of plagiarism. Failure to do so may result in penalties for the situation.
- Editors are allowed to make textual and formatting adjustments to fit the article into the publication standards of the journal.
- This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides its content in Full Open Access. Thus, authors retain all their rights, allowing JPM to publish their articles and make them available to the entire community.
- JPM's contents are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license.
Thus, any user has the right to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.