O papel do SEBRAE na Disseminação da Educação Empreendedora na região Noroeste de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2019.239768Keywords:
Educação Empreendedora, Sebrae, EmpreendedorismoAbstract
Este estudo tem como objetivo evidenciar o papel do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, bem como seus pontos positivos, ressaltando a necessidade da ascensão desse tipo de educação para o crescimento econômico, social e sustentável. Essa pesquisa foi delimitada na Regional Noroeste de Minas, através da análise do Radar da Educação Empreendedora para Instituições de Ensino, uma ferramenta com atributos que permite apurar o grau de implementação do Programa, sendo assim foram disponibilizadas três devolutivas de escolas das cidades de Arinos, Paracatu e Unaí dos três tipos de graus de implementação, sendo eles alto, médio e baixo com o intuito de se analisar os diferentes tipos. A pesquisa e classificada bibliográfica, de abordagem qualitativa, com finalidade explicativa e de instrumento documental. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. A relevância dos resultados está nas ações de cada dimensão formando o ecossistema de Educação Empreendedora e o engajamento de todos. Na dimensão atores evidencia a importância do papel do professor, como um dos principais agentes de transformação. Ressalta também a participação da escola como apoiadora, sustentadora e incentivadora desse programa. Os recursos e estruturas também influenciam diretamente a implementação do ecossistema empreendedor nas escolas. O Sebrae na capacitação dos agentes envolvidos no programa, exerce seu papel como agente de transformação, na disseminação da Cultura Empreendedora e seus resultados positivos, ressaltando os caminhos para a manutenção do programa.
References
Andrade, C., & Raitz, T. R. (2012). As possíveis razões do sucesso escolar em duas escolas
públicas. In Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, IX. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Ângelo, E. B. (2003). Empreendedor Coorporativo: a nova postura de quem faz a diferença.
Rio de Janeiro: Elsevier.
Baggio, A. F., & Baggio, D. K. (2014). Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Revista
de Empreendedorismo, Inovação e tecnologia.
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa:
Edições 70. (Obra original publicada em 1977)
Bruner, J. (1991). O Processo da educação Geral. 2ª ed. São Paulo: Nacional.
Chaer, T. (2018). Novo olhar para o futuro da educação – entrevista com Thiago Chaer.
Recuperado em 12 de abril 2018, dehttp://cer.sebrae.com.br/novo-olhar-para-o-futuro-da-educacao-entrevista-com-thiago-chaer/.
Cury, A. (2005). Nunca desista de seus sonhos. Rio de Janeiro: Sextante.
Dias, S. G., Oliveira, F. P de., Souza, J. N. P. de., Silva, L. B. da., & Suassuna, M. A. F. M.
(2015). A importância da participação dos pais na educação dos filhos no contexto escolar. In Anais Congresso Nacional de Educação. II. Campina Grande, PB, Brasil.
Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 1971. 3. ed.
Rio de Janeiro: Elsevier.
Dolabela, F. (1999). Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura.
Dreher, M. T. (2004) Empreendedorismo e responsabilidade ambiental: uma abordagem de
empreendimentos turísticos. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, SC, Brasil.
Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Liberato, A. C. T. (2018). Empreendedorismo na escola pública: despertando competências,
promovendo a esperança!. Recuperado em 26 de outubro de 2018 de w.oei.es/etp/empreendedorismo_escola_publica_teixeira.pdf.
Machado, J. P., Felix, J. C., Greco, S. M. S. S, Bastos Junior, P. A., Silvestre, R. G. M.,
Moraes, A. A., Côrtes, A. M., & Friedlaender Junior, R. H. (2010). Empreendedorismo no Brasil: 2009. Curitiba: IBQP.
Melo, N. M. (2008). Sebrae e empreendedorismo: origem e desenvolvimento. Dissertação de
Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, São Carlos, SP, Brasil.
Mota, M. S. G., & Pereira, F. E. de L. (2007). Desenvolvimento e aprendizagem: processo de
construção do desenvolvimento mental do indivíduo. Ed. Ministério de Educação, Brasília, 2007. Recuperado em 02 nov. 2018 de http://portal.mec.gov.br/setec/ arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento.pdf.
Nicola, J. A., & Paniz, C. M. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos
didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381.
Oliveira, de A. F. (2010). Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa
perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F. de. Fronteiras da educação: tecnologias e políticas. Goiânia-Goiás: PUC Goiás.
Roese, A., Binotto, E., & Büllau, H. (2005). Empreendedorismo e a cultura empreendedora:
um estudo de caso no Rio Grande do Sul. In Anais Seminário de Gestão de Negócios. II Blumenau, FAE.
Satyro, N., & Soares, S. (2007). A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino
fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA.
Schmidt, C. M., & Dreher, M. T. (2008). Cultura Empreendedora: Empreendedorismo
Coletivo e Perfil Empreendedor. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1-14, janeiro/março.
Sebrae Minas. (2012). Empreendedores do futuro. Passo a Passo: na medida certa. VIII, 139,
-82, abril/maio.
Sebrae Minas. (2017a). Metodologia. Recuperado em 22 mar. 2018 de
Sebrae Minas. (2017b). Horizontes infinitos. Passo a Passo: empreendedorismo que faz
escola. XXII, 166, 3-82, novembro 2016/janeiro.
Sebrae Minas. (2017c) Soluções do Programa. Recuperado em 28 mai. 2018 de
Sebrae Minas. (2018a). Regional e Microrregião. Belo Horizonte.
Sebrae Minas. (2018b). Radar de Educação Empreendedora para Instituições de Ensino.
Belo Horizonte.
Sebrae Nacional. (2017a). Educação Empreendedora para todos os níveis de ensino. Brasília.
Recuperado em 22 abr. 2018 de http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ Programas/educacao-empreendedora-para-todos-os-niveis-de-ensino,d809d24a832 1c510VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTema=2.
Sebrae Nacional. (2017b). Educação Empreendedora na Educação Profissional. Brasília.
Recuperado em 13 set. 2018 de http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ sebraeaz/educacao-empreendedora-no-ensino-tecnico,394ca15d81d36410VgnVCM 2000003c74010aRCRD.
Sebrae Nacional. (2018a). O que é o Sebrae? Recuperado em 28 mai 2018 de
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos.
Sebrae Nacional. (2018b). Estratégia. 2018b. Recuperado em 21 jun 2018 de
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_estrategia.
Sebrae Nacional. (2018c). Programa Nacional da Educação Empreendedora - PNEE.
Brasília. Recuperado em 01 mai. 2018 de http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/programa-nacional-da-educacao-empreendedora-pnee,2c7cd24a8321c510VgnVCM1000004c00210aRCRD.
Silva, M. A. O. M. da., Gomes, L. F. A. M., & Correia, M. F. (2009). Cultura e Orientação
Empreendedora: uma Pesquisa Comparativa entre Empreendedores em Incubadoras no Brasil e Portugal. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 1, art. 4, p. 57-71, Jan./Mar.
Tan, J. (2002). Culture, nation, and entrepreneurial strategic orientations: implications for an
emerging economy. Entrepreneurship Theory and Practice, 26(4), 95-111.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Amanda Caroline Faria Alves, Gevair Campos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
- As opiniões e as ideias expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os autores garantem que o artigo não é fruto de plágio. Caso contrário, poderá sofrer as sanções cabíveis à situação.
- Os editores têm permissão para efetuar ajustes textuais e de formatação para adequar o artigo às normas de publicação da revista.
- Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a JPM possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
- Os conteúdos da JPM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Assim, qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
________________________
Copyright Statement
- The authors authorize the publication of the article in the journal.
- The opinions and ideas expressed in articles are the sole responsibility of the authors.
- The authors guarantee that the article is not the result of plagiarism. Failure to do so may result in penalties for the situation.
- Editors are allowed to make textual and formatting adjustments to fit the article into the publication standards of the journal.
- This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides its content in Full Open Access. Thus, authors retain all their rights, allowing JPM to publish their articles and make them available to the entire community.
- JPM's contents are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license.
Thus, any user has the right to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.