Avaliação da qualidade do serviço de alimentação do restaurante universitário de uma instituição pública de ensino utilizando a Escala SERVQUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2023.257070

Palabras clave:

qualidade de serviços, Escala SERVQUAL, serviço de alimentação

Resumen

O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço de alimentação que é ofertado pelo restaurante universitário - RU da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, situado no Centro Acadêmico do Agreste - CAA, localizado no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, que é prestado por uma empresa terceirizada. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, que foi realizada com discentes dos Cursos de Graduação, que são usuários do serviço de alimentação do RU da referida Instituição. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário que se baseou em parte na Escala SERVQUAL, que considera expectativas e percepções dos usuários na avaliação da qualidade de um determinado serviço. Quanto aos principais resultados obtidos, destaca-se que todos os itens avaliados obtiveram Gaps negativos, indicando que o desempenho do serviço não condiz com o esperado pelos seus usuários, o que pode refletir em uma possível baixa qualidade. Além disso, a dimensão que obteve a pior avaliação dos usuários foi a responsividade, com cinco dos seus itens sendo considerados de prioridade crítica, ou seja, com valores de Gaps elevados. Ao final, o estudo apresenta um plano de ação para os itens críticos, sugerindo medidas corretivas e/ou preventivas a fim de melhorar a qualidade do serviço avaliado.

Biografía del autor/a

Taina Santos Oliveira, Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Administração no Centro Acadêmico do Agrestes – CAA da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Ronilma Claudina da Silva, Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Administração no Centro Acadêmico do Agrestes – CAA da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Abenaildo Miguel da Silva Filho, Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Administração no Centro Acadêmico do Agrestes – CAA da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

José Ednaldo Monteiro Júnior, Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Administração no Centro Acadêmico do Agrestes – CAA da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Anderson Tiago Peixoto Gonçalves, Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, lotado no Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste - CAA (Campus Caruaru), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC/UFPE e Professor de Cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019), Mestre em Engenharia de Produção (2013) e Graduado em Administração (2008) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão de Operações e Logística - GPGOL/UFPE e membro do Grupo de Pesquisa Método do Caso/UFRN, ambos certificados pelo CNPq. Atua nas áreas de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade, Gestão da Produção e Gestão de Custos. Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas de pesquisa: Relações Interorganizacionais; Arranjo Produtivo Local (APL); Supply Chain Management (SCM); Supplier Selection Problem (SSP); Gestão da Qualidade em Serviços e Modelos de Medição; Logística Verde; Logística Reversa de Pós-Consumo; Marketing Verde; e Modelagem de Apoio à Decisão Multicritério (MCDA).

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Publicado

2023-05-05

Número

Sección

Artigos