Práticas de gestão de pessoas em Grupo de Pesquisa e Extensão
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2021.249660Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Grupo de Pesquisa, Gestão de ProjetoResumo
A Gestão de Pessoas (GP) surgiu com o fator predominante de organizar e agrupar pessoas de acordo com suas competências fazendo um movimento favorável para que as organizações consigam ser competitivas no mercado seja qual for o nicho. Mesmo possuindo grande relevância para a competitividade das organizações é possível perceber que grupos de pesquisa e extensão não a utilizam. Objetivou- se estudar como as práticas de GP contribuem para um grupo de pesquisa, extensão e inovação. A pesquisa se apresenta como um estudo de caso onde foi aplicado um questionário com 6 representantes do grupo pesquisado e uma aplicação de entrevista semiestruturada com o professor coordenador. Os resultados apresentados demonstraram que as práticas de GP foram utilizadas para melhor atender os propósitos do grupo de forma a usar um conjunto de técnicas, métodos e procedimentos para captar e manter pessoas melhorando o cumprimento das decisões internas e externas ao grupo. O grupo implementou práticas que favoreceram o processo seletivo, treinamento, capacitação e aprendizagem organizacional. Dessa forma, este estudo contribui para reforçar que práticas de GP podem ser implementadas em organizações com estrutura enxuta.
Referências
Andrade, K.M., (2009). Recruitment and selection practices in companies. IESB Psychology, 1(1), 1-10.
Bezerra, L.S., Veloso, M.A.O.S., Markman, A.V.C., Lordsleem, A.B.M.S., Lima, S.G., (2020). Experience report of a research group in epidemiology and cardiology. Medicine (Ribeirão Preto), 53(1), 89-96.
Bitencourt, C.C., (2009). Contemporary People Management: New Practices, Traditional Concepts. Bookman Publisher.
Bitencourt, C.C., (2001). The management of managerial competences: the contribution of organizational learning.
Bohalander, G.W., Snell, S., Sherman, A., (2003). Human Resources Administration. São Paulo: Pioneer Thomson Learning.
Boni, V., & Quaresma, S.J., (2005). Learning to interview: how to conduct interviews in Social Sciences. In Thesis, 2(1), 68-80.
BRAZIL. COMPLEMENTARY LAW (2000) No. 101, OF MAY 4.
BRAZIL. DECREE-LAW No. 1713, OF OCTOBER 28, (1939). Provides for the Statute of Civil Servants of the Union.
BRAZIL. LAW No. 8112, OF DECEMBER 11, (1990). Provides for the legal regime of civil servants of the Union, autarchies and federal public foundations.
Camargo, C.H.F., Júnior, J.R.F., Assenço, K.C., Martins, E.A., Blood, M.R.Y., (2014). The League of Neurosciences: academic complementation in neurological studies based on teaching, research and extension actions. Brazilian Journal of University Extension, 5(2), 47-53.
Dessler, G., (2003). Human Resources Administration. 2. ed. São Paulo: Prentice.
Duarte, K.M.A.V., Melo, V.S., Oliveira, R.S., (2019). The role of the civil engineer as a people manager in construction works: A case study. Journal of Perspectives in Management, 3(1), 17-28.
Dutra, J.S., (2008). Competences: concepts and instruments for people management in the modern company. 1st ed. São Paulo: Atlas.
Faissal, R., Passos, A.E.V.M., Mendoça. M.C.F., Almeida. W.M.C., (2015). Attraction and selection of people. Publisher FGV.
Farias, H.G. Baldissera, V.D.A, Rezende, A.R., Garollo, C.M., Valentim, D.G.B., Dias, J.R., Lopes, L.P. , Mansano, V.A.N., (2020). Selection process: qualified assessment of the candidate's profile. Brazilian Journal of Development, 6(6), 42083-42087.
Ferreira, F.S., & Vargas, E.C., (2014). The importance of the process of recruiting and selecting people in the business context. Scientific Station (UNIFAP), 4(2), 21-39.
Ferreira, K.Z., & Barja, P. R., (2017). Methodological reflections on the role of a research group in the area of communication: learning in practice. Univap Magazine, 24(44), 128-136.
Fritzen, M.P. Fischer, A., Ewald, L., Nunes, V.C.S., (2016). Interfaces between education and language: an extension experience. Electronic Journal of Education, 10(1), 143-156.
Godoi, C.K. (2015). Discussion group as research practice in organizational studies. Business Administration Magazine. 55(6), 632-644.
Guimarães, M.F., & Arieira J.O., (2005). The recruitment and selection process as a management tool. Journal of Business Sciences of UNIPAR-RECEU, 6(2).
Hill, M.M., & Hill, A., (1998). The construction of a questionnaire.
Krahl, M. Sobiesiak, E.F., Poletto. D.S., Casarin, R.G., Knopf, L.A., Carvalho. C., Motta. L.A., (2009). Experience of nursing students in a research group. Brazilian journal of nursing, 62(1), 146-150.
Krug, S.B.F., Assumption, A.N., Weigelt, L.D., Sehnem, L., Alves, L.M.S., Faller, L.A., (2011). Building paths, reporting experiences: the trajectory of the study and research group in health. Text Context Nursing, 20(4), 818-24.
Marotti, J., Galhardo, A.P. M., Furuyama. R.J., Pigozzo. M.N., Campos. T.N., Laganá, D.C., (2008). Sampling in clinical research: sample size. Journal of Dentistry of the University City of São Paulo, 20(2), 186-194.
Neves, E.O., (2011). Organizational Learning: considerations on promotion and development methodologies. Journal of the Faculty of Administration and Economics, 3(1), 02-16.
Odelius, C.C., Abbad. G.S, Junior, P. C.R., Sena, A.C., Viana, C.R., Freitas, T.L., Santos. T.C.N., (2011). Learning processes, learned skills, functioning, sharing and storing knowledge in research groups. EBAPE notebooks. BR, 9(1), 199-220.
Odelius, C.C., & Sena, A.C. (2009). Performance in research groups: competences and learning processes. Journal of Administration FACES Journal, 8(4), 13-31.
Souza, F. Souza, F.G., Souza, A.M.N., Barreda, A.R., Almeida, M.S.F., Oliveira, E.M., (2020). People management applied to research/study groups. Proceedings of the International Exhibition of Teaching, Research and Extension, 12(1).
Sovienski, F., & Stigar, R., (2008). Human resources vs. people management. Scientific Journal of Administration, 10(10), 51-61.
Toledo, F., (1986). What are human resources 5th ed. São Paulo: Brasiliense.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
- As opiniões e as ideias expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os autores garantem que o artigo não é fruto de plágio. Caso contrário, poderá sofrer as sanções cabíveis à situação.
- Os editores têm permissão para efetuar ajustes textuais e de formatação para adequar o artigo às normas de publicação da revista.
- Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a JPM possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
- Os conteúdos da JPM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Assim, qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
________________________
Copyright Statement
- The authors authorize the publication of the article in the journal.
- The opinions and ideas expressed in articles are the sole responsibility of the authors.
- The authors guarantee that the article is not the result of plagiarism. Failure to do so may result in penalties for the situation.
- Editors are allowed to make textual and formatting adjustments to fit the article into the publication standards of the journal.
- This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides its content in Full Open Access. Thus, authors retain all their rights, allowing JPM to publish their articles and make them available to the entire community.
- JPM's contents are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license.
Thus, any user has the right to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.