Práticas de gestão de pessoas em Grupo de Pesquisa e Extensão

Autores

  • Sueydy Cordeiro Gomes Brandão Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)
  • Luciana Cramer Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)
  • Gilson Lima da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)
  • José Fábio Ferreira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCA)
  • Victoria Fernanda Alves Milanez Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2021.249660

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Grupo de Pesquisa, Gestão de Projeto

Resumo

A Gestão de Pessoas (GP) surgiu com o fator predominante de organizar e agrupar pessoas de acordo com suas competências fazendo um movimento favorável para que as organizações consigam ser competitivas no mercado seja qual for o nicho. Mesmo possuindo grande relevância para a competitividade das organizações é possível perceber que grupos de pesquisa e extensão não a utilizam. Objetivou- se estudar como as práticas de GP contribuem para um grupo de pesquisa, extensão e inovação. A pesquisa se apresenta como um estudo de caso onde foi aplicado um questionário com 6 representantes do grupo pesquisado e uma aplicação de entrevista semiestruturada com o professor coordenador. Os resultados apresentados demonstraram que as práticas de GP foram utilizadas para melhor atender os propósitos do grupo de forma a usar um conjunto de técnicas, métodos e procedimentos para captar e manter pessoas melhorando o cumprimento das decisões internas e externas ao grupo. O grupo implementou práticas que favoreceram o processo seletivo, treinamento, capacitação e aprendizagem organizacional. Dessa forma, este estudo contribui para reforçar que práticas de GP podem ser implementadas em organizações com estrutura enxuta.

Biografia do Autor

Sueydy Cordeiro Gomes Brandão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Graduada em Administração.

Luciana Cramer, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Doutora em Administração.


Gilson Lima da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Doutor em Engenharia Química. 


José Fábio Ferreira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCA)

Doutorando do programa de Doutorado Integrado em Zootecnia. 

Victoria Fernanda Alves Milanez, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Graduanda em Engenharia de Produção. 


Referências

Andrade, K.M., (2009). Recruitment and selection practices in companies. IESB Psychology, 1(1), 1-10.

Bezerra, L.S., Veloso, M.A.O.S., Markman, A.V.C., Lordsleem, A.B.M.S., Lima, S.G., (2020). Experience report of a research group in epidemiology and cardiology. Medicine (Ribeirão Preto), 53(1), 89-96.

Bitencourt, C.C., (2009). Contemporary People Management: New Practices, Traditional Concepts. Bookman Publisher.

Bitencourt, C.C., (2001). The management of managerial competences: the contribution of organizational learning.

Bohalander, G.W., Snell, S., Sherman, A., (2003). Human Resources Administration. São Paulo: Pioneer Thomson Learning.

Boni, V., & Quaresma, S.J., (2005). Learning to interview: how to conduct interviews in Social Sciences. In Thesis, 2(1), 68-80.

BRAZIL. COMPLEMENTARY LAW (2000) No. 101, OF MAY 4.

BRAZIL. DECREE-LAW No. 1713, OF OCTOBER 28, (1939). Provides for the Statute of Civil Servants of the Union.

BRAZIL. LAW No. 8112, OF DECEMBER 11, (1990). Provides for the legal regime of civil servants of the Union, autarchies and federal public foundations.

Camargo, C.H.F., Júnior, J.R.F., Assenço, K.C., Martins, E.A., Blood, M.R.Y., (2014). The League of Neurosciences: academic complementation in neurological studies based on teaching, research and extension actions. Brazilian Journal of University Extension, 5(2), 47-53.

Dessler, G., (2003). Human Resources Administration. 2. ed. São Paulo: Prentice.

Duarte, K.M.A.V., Melo, V.S., Oliveira, R.S., (2019). The role of the civil engineer as a people manager in construction works: A case study. Journal of Perspectives in Management, 3(1), 17-28.

Dutra, J.S., (2008). Competences: concepts and instruments for people management in the modern company. 1st ed. São Paulo: Atlas.

Faissal, R., Passos, A.E.V.M., Mendoça. M.C.F., Almeida. W.M.C., (2015). Attraction and selection of people. Publisher FGV.

Farias, H.G. Baldissera, V.D.A, Rezende, A.R., Garollo, C.M., Valentim, D.G.B., Dias, J.R., Lopes, L.P. , Mansano, V.A.N., (2020). Selection process: qualified assessment of the candidate's profile. Brazilian Journal of Development, 6(6), 42083-42087.

Ferreira, F.S., & Vargas, E.C., (2014). The importance of the process of recruiting and selecting people in the business context. Scientific Station (UNIFAP), 4(2), 21-39.

Ferreira, K.Z., & Barja, P. R., (2017). Methodological reflections on the role of a research group in the area of communication: learning in practice. Univap Magazine, 24(44), 128-136.

Fritzen, M.P. Fischer, A., Ewald, L., Nunes, V.C.S., (2016). Interfaces between education and language: an extension experience. Electronic Journal of Education, 10(1), 143-156.

Godoi, C.K. (2015). Discussion group as research practice in organizational studies. Business Administration Magazine. 55(6), 632-644.

Guimarães, M.F., & Arieira J.O., (2005). The recruitment and selection process as a management tool. Journal of Business Sciences of UNIPAR-RECEU, 6(2).

Hill, M.M., & Hill, A., (1998). The construction of a questionnaire.

Krahl, M. Sobiesiak, E.F., Poletto. D.S., Casarin, R.G., Knopf, L.A., Carvalho. C., Motta. L.A., (2009). Experience of nursing students in a research group. Brazilian journal of nursing, 62(1), 146-150.

Krug, S.B.F., Assumption, A.N., Weigelt, L.D., Sehnem, L., Alves, L.M.S., Faller, L.A., (2011). Building paths, reporting experiences: the trajectory of the study and research group in health. Text Context Nursing, 20(4), 818-24.

Marotti, J., Galhardo, A.P. M., Furuyama. R.J., Pigozzo. M.N., Campos. T.N., Laganá, D.C., (2008). Sampling in clinical research: sample size. Journal of Dentistry of the University City of São Paulo, 20(2), 186-194.

Neves, E.O., (2011). Organizational Learning: considerations on promotion and development methodologies. Journal of the Faculty of Administration and Economics, 3(1), 02-16.

Odelius, C.C., Abbad. G.S, Junior, P. C.R., Sena, A.C., Viana, C.R., Freitas, T.L., Santos. T.C.N., (2011). Learning processes, learned skills, functioning, sharing and storing knowledge in research groups. EBAPE notebooks. BR, 9(1), 199-220.

Odelius, C.C., & Sena, A.C. (2009). Performance in research groups: competences and learning processes. Journal of Administration FACES Journal, 8(4), 13-31.

Souza, F. Souza, F.G., Souza, A.M.N., Barreda, A.R., Almeida, M.S.F., Oliveira, E.M., (2020). People management applied to research/study groups. Proceedings of the International Exhibition of Teaching, Research and Extension, 12(1).

Sovienski, F., & Stigar, R., (2008). Human resources vs. people management. Scientific Journal of Administration, 10(10), 51-61.

Toledo, F., (1986). What are human resources 5th ed. São Paulo: Brasiliense.

Publicado

20-07-2021

Edição

Seção

Artigos