Princípio da eficiência alocativa e o indicador custo por aluno: estudo aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2021.251836Palavras-chave:
Princípio da Eficiência Alocativa, Custo por Aluno, IFPEResumo
As instituições públicas têm a exigência de melhor alocar os gastos na busca em atender o princípio da eficiência alocativa, sendo os indicadores de custo cada vez mais úteis ao planejamento. Por isso, o objetivo da pesquisa é avaliar como o custo por aluno pode ser utilizado como integrante do princípio da eficiência alocativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru (PE). Entendendo isso, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Educação e diversos autores como Camacho (1993), Morgan (2004), Magalhães et al. (2006) e Soares e Schmidt (2017) desenvolveram estudos para entender e refinar a sistemática de apuração de tal indicador. Em relação aos procedimentos metodológicos a pesquisa se classifica como quantitativa, descritivo-explicativa, bem como um levantamento aplicado a um caso (IFPE). A base conceitual do estudo é o modelo do TCU, contando com ajustes a fim de adaptar à realidade encontrada no caso desta pesquisa considerando as limitações da pesquisa. Os resultados apontam um custo médio por aluno de R$ 12.641,68 entre os exercícios de 2010 e 2016, 1,57% menor ao encontrado por Santos (2012).
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