Estudos sobre competência gerencial desenvolvida pelos professores do Instituto Federal do Acre durante a pandemia de Covid-19 na percepção dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2022.256546

Palavras-chave:

Competência Gerencial, Docentes, Gestão, Papéis Gerenciais

Resumo

O presente artigo de pesquisa trata a respeito da abordagem no corpo docente dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre – IFAC do campus Rio Branco. Nesse estudo, faz-se o questionamento sobre quais são as competências gerenciais percebidas nos professores para a execução das funções docentes, durante a pandemia de Covid-19, além do mapeamento dessas capacidades constatadas. Então, utilizou-se o modelo de Quinn et al. como base de análise, esse modelo se define em vinte e quatro competências gerenciais, conceituando-as e classificando-as em oito papéis gerenciais. O objetivo é analisar as competências gerenciais dos professores de graduação de diversos cursos no IFAC campus Rio Branco, em conformidade com o modelo de Quinn. A abordagem é quantitativa com a coleta de dados realizada por meio de questionário, observando os resultados pelos gráficos de pizza e radar. A escolha do tema revela-se por não haver uma pesquisa nesse ramo no campus Rio Branco, logo nota-se a necessidade de aplicar aos professores. Buscou-se potencializar os campos de conhecimentos da Administração, Educação e Gestão. O resultado alcançado despertou nos docentes habilidades de inovador, produtor, diretor, monitor, facilitador, mentor, com maior ênfase em coordenador, no modelo de processos internos e desequilíbrio no perfil negociador, no modelo de sistemas abertos. Nesse sentido, configurou-se  relevante qualificação do corpo docente no período de pandemia.

Biografia do Autor

Rafaelly de Paula Azevedo, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Graduanda em bacharelado em Administração.

Ingrid Júlia Souza dos Santos, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Graduanda em bacharelado em Administração.

Dion Alves de Oliveira, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Mestre em Administração. Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Inovação Tecnológica e é membro do grupo de pesquisa NUPEGEN.

Müller Padilha Gonçalves, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Especialista em docência em Administração.

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Publicado

19-12-2022

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Artigos