Programa de Educação Básica Universal (UBE) e síndrome de abandono escolar nos estados do norte da Nigéria
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2024.262973Palavras-chave:
programa de educação básica universal, infraestrutura, educação básica, síndrome de abandono escolar, materiais instrucionais, norte da NigériaResumo
O estudo examinou o efeito do Programa de Educação Básica Universal na síndrome do abandono escolar na área afetada pelo conflito nos Estados do Norte da Nigéria. Esta pesquisa utilizou uma abordagem de pesquisa descritiva. A população do estudo é composta por professores do ensino básico. Quatrocentos professores do ensino fundamental foram selecionados aleatoriamente de todos os educadores do Estado do Norte. A técnica de análise dos dados foi o método estatístico de média ponderada de médias. O estudo revelou que a oferta e melhoria da educação básica, a melhoria das infraestruturas escolares, a disponibilidade e distribuição de materiais instrucionais necessários, tais como livros escolares, materiais de escrita e auxiliares de ensino, melhoraram a qualidade da educação. Este apoio garante que os estudantes tenham os recursos necessários para terem sucesso nos estudos, o que conduz a taxas de abandono mais baixas. Portanto, os esforços combinados para melhorar a educação básica, melhorar a infraestrutura escolar e fornecer materiais instrucionais reduziram significativamente a síndrome do abandono escolar nos Estados do Norte, na Nigéria. O estudo recomenda, entre outras coisas, que a Gestão da UBE continue a garantir que a educação básica seja acessível a todas as crianças, especialmente nas zonas rurais e desfavorecidas. Implementar políticas que tornem a educação gratuita e obrigatória nos níveis primário e secundário. A Administração da UBE é altamente incentivada a alocar recursos substanciais para a melhoria da infraestrutura educacional, a fim de resolver a questão premente do abandono escolar nos estados do Norte. Ao investir no desenvolvimento e modernização das instalações escolares, como salas de aula, bibliotecas e laboratórios, a Gestão da UBE pode contribuir significativamente para reduzir os desafios enfrentados pelos alunos.
Referências
Abama, E. A. and Gyang, T. S. (2018). Impact of Crisis on Universal Basic Education Policy. Journal of Education and Human Development, 7(3), 78-86.
Abutu, J. D. (2021). Evaluation of the implementation of UBE programme in primary schools in Nsukka education zone of Enugu State. Unpublished master's thesis, University of Nigeria, Nsukka.
Abuya, B., Oketch, M., & Musyoka, P. (2013). Why do pupils dropout when education is ‘free’? Explaining school dropout among the urban poor in Nairobi: Compare. A Journal of Comparative and International Education, 43(6), 740-762.
Adamu, H. D. and Adole, R. A. (2021). Challenges of the Implementation of the Universal Basic Education Programme in Yobe State, Nigeria and the Prospects for 2021 and Beyond. Global Journal of Politics and Law Research, 3(3), 72-95.
Almond, G. (1963). Structural-Functionalism Theory. Princeton: Princeton University Press.
Atunde, M., MEDUPIN, J., OGBUDINKPA, I., TIJANI, A., SUNDAY, O., & ONYEUKWU, A. (2022). Parental Involvement and Peer Group Influence as Determinants of Students Scholastic Achievement: A Survey of Kwara-North Senatorial District Public Secondary Schools, Nigeria. The Indonesian Journal of Social Studies, 6(2), 87-106. unesa.ac.id
Bornstein, M. H. and Arterberry, M. E. (2022). School dropout syndrome. The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Chinonso, O., Adejare, A. M., Yakubu, B. E., Maryrose, U. A., Ruth, A. A., Lawrence, A. E., & Oladoja, F. A. (2022). Assessment of the Causes and Consequeses of School Dropouts among Government Secondary School Students in Owerri Municipal Council of Imo State. Asian Journal of Education and Social Studies, 32(3), 20-32. go2journals.com
Easton, D. A. (1965). System Analysis of Political Life. Willey, New York.
Eniayeju, P.A. and Ortese, P.T. (2022). Contemporary Issues in Education. Makurdi, Destiny Venture (Chapter 1, PP. 15-31).
Fafunwa, A. B. (2022). History of Education in Nigeria. Ibadan, Nigeria: NPC Educational Publishers Ltd.
Federal Ministry of Education (2017). Nigeria education sector diagnosis: a platform for reengineering the education sector. Abuja: Nigeria Education Sector Analysis (ESA) Unit. NERDC press.
Federal Republic of Nigeria (1977). National Policy on Education. Lagos, NERDC press.
Federal Republic of Nigeria (2022). National Policy on Education (4th Edition) Lagos: NERDC.
Fingerman, K. L. and Landsford J. E. (2016). Event and Status of School dropout. The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Jatau, J., Jagaba, M. M., & Yusuf, M. A. (2021). Roles of School Based Management Committee on Girl-Child Access to Primary Education in Northern States State, Nigeria. Indonesian Journal of Elementary Teachers Education, 2(1). uniku.ac.id
Mahoney, J. L. (2018). School dropout. In M. H. Bornstein (General Ed.) and M. E. Arterberry, K. L. Fingerman, and J. E. Landsford (Eds.), The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Musu-Gillette, L., J. Robinson, J. McFarland, A. Kewal Ramani, A. Zhang, and S. Wilkinson-Flicker (2016). Status and Trends in the Education of Racial and Ethnic Groups 2016, U.S. Department of Education, National Center for Education Statistics, Washington, DC.
Nasuna, G., Arinaitwe, J., Barigye, E., & Kyayemagye, F. (2022). Effect of School Infrastructure on Pupil Enrolment in Universal Primary Education Schools: A Case of Mbarara City, Uganda. East African Journal of Education and Social Sciences (EAJESS), Vol.3 (2).
Obanya, P. (2022). The Dilemma of Education in Africa. Ibadan: Heinemann Educational Books Nigeria Plc.
Ogbonnaya, U. O. (2023). Principles and application of Educational policies. Nsukka, University Trust publishers.
Oni, J. O. (2018). Universality of primary education in Nigeria: trends and issues. International Journal of African & African American Studies, 7(1), 23-31.
Oyoru, R. A. (2023). Effects of School Feeding Programme (SFP) on Universal Basic Education (UBE) in Zaria Local Government Area of Northern States State. International Journal of Public Administration and Management Research, 8(5), 123-135. rcmss.com
Peters, M. S. (2023). Access to education and training: Economic, sociological and political determinant and remaining research gaps. Comparative Education, 43, 571.
Pittman, Robert B. (2013). The 21st Century and Secondary School at-risk Students: What’s Ahead for Teachers in Rural America?, Conference Proceedings.
Richard, U. (2019). Measuring Organizational Performance: Towards Methodological Best Practice. Journal of Management, Lagos, 4(11).
Taiwo, C.O. (1981). The Nigeria education system, past, present and Future. Lagos: Thomas Nelson (Nig) Ltd.
Ukeje, O. and Aisiku, J. U. (2012). Education in Nigeria in A. B. Fafunwa and J. U. Aisiku (Eds.). Education in Africa: A comparative survey. London: George Allen & Unwin.
UNESCO. (2016). Information sheet on child labour in Nigeria. Ministry of Education. UNESCO. (2022). Dakar framework for action, education for all. France: Author.
UNICEF/FGN. (2011). Programme plan for operation 1997–2011. Nigeria: Ministry of Education. Universal basic education in Nigeria. (2018, October 16). Nation Newspaper. USAID/FGN. (2019). Basic education analysis report.
Varma, S.P. (2023). Modern Political Theory. New Delhi: Vikas publishing House Put. Ltd
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joseph Adekunle Bamidele, Oboromeni Weinoh, Abdul Rasheed Ahuoiza Aminat, Musa Zakari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
- As opiniões e as ideias expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os autores garantem que o artigo não é fruto de plágio. Caso contrário, poderá sofrer as sanções cabíveis à situação.
- Os editores têm permissão para efetuar ajustes textuais e de formatação para adequar o artigo às normas de publicação da revista.
- Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a JPM possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
- Os conteúdos da JPM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Assim, qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
________________________
Copyright Statement
- The authors authorize the publication of the article in the journal.
- The opinions and ideas expressed in articles are the sole responsibility of the authors.
- The authors guarantee that the article is not the result of plagiarism. Failure to do so may result in penalties for the situation.
- Editors are allowed to make textual and formatting adjustments to fit the article into the publication standards of the journal.
- This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides its content in Full Open Access. Thus, authors retain all their rights, allowing JPM to publish their articles and make them available to the entire community.
- JPM's contents are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license.
Thus, any user has the right to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.