Programa de Educação Básica Universal (UBE) e síndrome de abandono escolar nos estados do norte da Nigéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2024.262973

Palavras-chave:

programa de educação básica universal, infraestrutura, educação básica, síndrome de abandono escolar, materiais instrucionais, norte da Nigéria

Resumo

O estudo examinou o efeito do Programa de Educação Básica Universal na síndrome do abandono escolar na área afetada pelo conflito nos Estados do Norte da Nigéria. Esta pesquisa utilizou uma abordagem de pesquisa descritiva. A população do estudo é composta por professores do ensino básico. Quatrocentos professores do ensino fundamental foram selecionados aleatoriamente de todos os educadores do Estado do Norte. A técnica de análise dos dados foi o método estatístico de média ponderada de médias. O estudo revelou que a oferta e melhoria da educação básica, a melhoria das infraestruturas escolares, a disponibilidade e distribuição de materiais instrucionais necessários, tais como livros escolares, materiais de escrita e auxiliares de ensino, melhoraram a qualidade da educação. Este apoio garante que os estudantes tenham os recursos necessários para terem sucesso nos estudos, o que conduz a taxas de abandono mais baixas. Portanto, os esforços combinados para melhorar a educação básica, melhorar a infraestrutura escolar e fornecer materiais instrucionais reduziram significativamente a síndrome do abandono escolar nos Estados do Norte, na Nigéria. O estudo recomenda, entre outras coisas, que a Gestão da UBE continue a garantir que a educação básica seja acessível a todas as crianças, especialmente nas zonas rurais e desfavorecidas. Implementar políticas que tornem a educação gratuita e obrigatória nos níveis primário e secundário. A Administração da UBE é altamente incentivada a alocar recursos substanciais para a melhoria da infraestrutura educacional, a fim de resolver a questão premente do abandono escolar nos estados do Norte. Ao investir no desenvolvimento e modernização das instalações escolares, como salas de aula, bibliotecas e laboratórios, a Gestão da UBE pode contribuir significativamente para reduzir os desafios enfrentados pelos alunos.

Referências

Abama, E. A. and Gyang, T. S. (2018). Impact of Crisis on Universal Basic Education Policy. Journal of Education and Human Development, 7(3), 78-86.

Abutu, J. D. (2021). Evaluation of the implementation of UBE programme in primary schools in Nsukka education zone of Enugu State. Unpublished master's thesis, University of Nigeria, Nsukka.

Abuya, B., Oketch, M., & Musyoka, P. (2013). Why do pupils dropout when education is ‘free’? Explaining school dropout among the urban poor in Nairobi: Compare. A Journal of Comparative and International Education, 43(6), 740-762.

Adamu, H. D. and Adole, R. A. (2021). Challenges of the Implementation of the Universal Basic Education Programme in Yobe State, Nigeria and the Prospects for 2021 and Beyond. Global Journal of Politics and Law Research, 3(3), 72-95.

Almond, G. (1963). Structural-Functionalism Theory. Princeton: Princeton University Press.

Atunde, M., MEDUPIN, J., OGBUDINKPA, I., TIJANI, A., SUNDAY, O., & ONYEUKWU, A. (2022). Parental Involvement and Peer Group Influence as Determinants of Students Scholastic Achievement: A Survey of Kwara-North Senatorial District Public Secondary Schools, Nigeria. The Indonesian Journal of Social Studies, 6(2), 87-106. unesa.ac.id

Bornstein, M. H. and Arterberry, M. E. (2022). School dropout syndrome. The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Chinonso, O., Adejare, A. M., Yakubu, B. E., Maryrose, U. A., Ruth, A. A., Lawrence, A. E., & Oladoja, F. A. (2022). Assessment of the Causes and Consequeses of School Dropouts among Government Secondary School Students in Owerri Municipal Council of Imo State. Asian Journal of Education and Social Studies, 32(3), 20-32. go2journals.com

Easton, D. A. (1965). System Analysis of Political Life. Willey, New York.

Eniayeju, P.A. and Ortese, P.T. (2022). Contemporary Issues in Education. Makurdi, Destiny Venture (Chapter 1, PP. 15-31).

Fafunwa, A. B. (2022). History of Education in Nigeria. Ibadan, Nigeria: NPC Educational Publishers Ltd.

Federal Ministry of Education (2017). Nigeria education sector diagnosis: a platform for reengineering the education sector. Abuja: Nigeria Education Sector Analysis (ESA) Unit. NERDC press.

Federal Republic of Nigeria (1977). National Policy on Education. Lagos, NERDC press.

Federal Republic of Nigeria (2022). National Policy on Education (4th Edition) Lagos: NERDC.

Fingerman, K. L. and Landsford J. E. (2016). Event and Status of School dropout. The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Jatau, J., Jagaba, M. M., & Yusuf, M. A. (2021). Roles of School Based Management Committee on Girl-Child Access to Primary Education in Northern States State, Nigeria. Indonesian Journal of Elementary Teachers Education, 2(1). uniku.ac.id

Mahoney, J. L. (2018). School dropout. In M. H. Bornstein (General Ed.) and M. E. Arterberry, K. L. Fingerman, and J. E. Landsford (Eds.), The SAGE encyclopedia of lifespan human development. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Musu-Gillette, L., J. Robinson, J. McFarland, A. Kewal Ramani, A. Zhang, and S. Wilkinson-Flicker (2016). Status and Trends in the Education of Racial and Ethnic Groups 2016, U.S. Department of Education, National Center for Education Statistics, Washington, DC.

Nasuna, G., Arinaitwe, J., Barigye, E., & Kyayemagye, F. (2022). Effect of School Infrastructure on Pupil Enrolment in Universal Primary Education Schools: A Case of Mbarara City, Uganda. East African Journal of Education and Social Sciences (EAJESS), Vol.3 (2).

Obanya, P. (2022). The Dilemma of Education in Africa. Ibadan: Heinemann Educational Books Nigeria Plc.

Ogbonnaya, U. O. (2023). Principles and application of Educational policies. Nsukka, University Trust publishers.

Oni, J. O. (2018). Universality of primary education in Nigeria: trends and issues. International Journal of African & African American Studies, 7(1), 23-31.

Oyoru, R. A. (2023). Effects of School Feeding Programme (SFP) on Universal Basic Education (UBE) in Zaria Local Government Area of Northern States State. International Journal of Public Administration and Management Research, 8(5), 123-135. rcmss.com

Peters, M. S. (2023). Access to education and training: Economic, sociological and political determinant and remaining research gaps. Comparative Education, 43, 571.

Pittman, Robert B. (2013). The 21st Century and Secondary School at-risk Students: What’s Ahead for Teachers in Rural America?, Conference Proceedings.

Richard, U. (2019). Measuring Organizational Performance: Towards Methodological Best Practice. Journal of Management, Lagos, 4(11).

Taiwo, C.O. (1981). The Nigeria education system, past, present and Future. Lagos: Thomas Nelson (Nig) Ltd.

Ukeje, O. and Aisiku, J. U. (2012). Education in Nigeria in A. B. Fafunwa and J. U. Aisiku (Eds.). Education in Africa: A comparative survey. London: George Allen & Unwin.

UNESCO. (2016). Information sheet on child labour in Nigeria. Ministry of Education. UNESCO. (2022). Dakar framework for action, education for all. France: Author.

UNICEF/FGN. (2011). Programme plan for operation 1997–2011. Nigeria: Ministry of Education. Universal basic education in Nigeria. (2018, October 16). Nation Newspaper. USAID/FGN. (2019). Basic education analysis report.

Varma, S.P. (2023). Modern Political Theory. New Delhi: Vikas publishing House Put. Ltd

Publicado

09-08-2024

Edição

Seção

Artigos