A regularização fundiária na comunidade Jutaí-Mirim, em Concórdia Do Pará: Por que e como regularizar?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245379Palavras-chave:
regularização fundiária, território, campesinatoResumo
O estudo da comunidade Jutaí-Mirim, em Concórdia do Pará, busca elucidar a diversidade de formas de regularização fundiária e busca também compreender como as múltiplas relações entre a comunidade e outros grupos externos a ela acabam por intervir no processo de escolha dos camponeses sobre a melhor forma de regularizar suas posses. Para este estudo, realizamos pesquisa de campo e levantamento bibliográfico e documental em diversas instituições e entidades. Os moradores da comunidade Jutaí- Mirim, desde fins da década de 1990, vêm vivenciando intensas discussões sobre a melhor forma de conseguir a regularização de suas terras. O resultado de longos anos de debates foi que, ao invés da comunidade ser reconhecida como remanescente dos quilombos, proposta inicial, optou por outro procedimento de regularização.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombolas e as novas etnias. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
ATA da reunião com os membros dos quilombolas e assentados do Jutaí. Concórdia do Pará: 17/12/2007.
CNA. Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.cna.org.br/site/down_anexo.php?q=E22_1416928122006.doc>. Acesso em: 20 jun. 2009.
INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto de assentamento Jutaí-Mirim: os empreendimentos previstos para 2008. Belém: INCRA, 2008.
MALCHER, Maria Albenize Farias. Identidade Quilombola e Território. In: Encuentro de Geógrafos de América Latina, 12, 2009, Montevideo/Uruguay. Anais do 12Encuentro de Geógrafos de América Latina. Montevideo/Uruguay: EasyPlanners, 2009. 1 CD-ROM.
TRECCANI, Girolamo Domenico. Terras de Quilombo: caminhos e entraves do processo de titulação. Belém: Secretaria Executiva de Justiça. Programa Raízes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mutirõ: Folhetim de Geografias Agrárias do Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.