Josué, Julião e as ligas: R-existencias camponesas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.246722Palavras-chave:
Josué de Castro, Francisco Julião, Ligas Camponesas, Golpe Militar de 1964, R-existências camponesasResumo
O artigo constitui uma ligeira contribuição à retomada de dois intelectuais, políticos e ativistas sociais no Brasil do século XX, Josué de Castro e Francisco Julião, procurando elucidar suas práticas sociais empreendidas a favor do movimento das Ligas Camponesas no Nordeste brasileiro, no período que antecedeu o Golpe Militar de 1964. A pesquisa aporta-senas trajetórias destes atores sociais, marcadas pela contestação e pela denúncia das mazelas sociais, em especial no campo brasileiro, reveladoras de um engajamento e de uma luta político-social que aproximou Josué e Julião, seja nos palanques eleitorais e no contato direto com os camponeses, seja nas suas ações a favor da reforma agrária e contra a fome e o latifúndio monocultor. Na vanguarda do seu tempo, Josué e Julião lutaram juntos pelos camponeses, externando o modo de vida destes trabalhadores rurais imerso em outras cognições e matrizes de saberes reveladoras de r-existências identitárias ao seu território de vivência, o simbólico Engenho Galileia, frente à lógica perversa da monocultura canavieira da Zona da Mata Pernambucana.Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. de. A terra e o homem no Nordeste-contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 6 ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1998.
BIZZO, M. L. C. Ação política e pensamento social em Josué de Castro. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi –Ciência Humana, Belém, v. 4, n. 3, p. 401-420, set-dez, 2009.
CARVALHO, A. A. T. de. Josué de Castro na perspectiva da Geografia brasileira –1934-1956: uma contribuição à historiografia do pensamento geográfico nacional. Dissertação (Mestrado). Centro de Filosofia e Ciências Humanas –UFPE, 2001.
CASTRO, J. de. Homens e Caranguejos. São Paulo: Brasiliense, 1967.
CASTRO, J. de. Sete palmos de terra e um caixão. São Paulo: Brasiliense, 1965.
CASTRO, J. de.A reforma agrária: um imperativo nacional. Revista do Clube Militar. Rio de Janeiro, n. 152, 1958.
CASTRO, J. de.Geopolítica da fome–ensaio sobre os problemas de alimentação e de população do mundo. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1951.
CASTRO, J. de.Geografia da fome–o dilema brasileiro: pão ou aço.Rio de Janeiro:O Cruzeiro, 1946.
CERTEAU, M. DE. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
FRANCISCO JULIÃO, as Ligas e o golpe militar de 1964. Diário de Pernambuco –Caderno Documento. Recife, 31 de março de 2004.
GALILEIA, Z. da. A história das Ligas Camponesas–testemunho de quem viveu. Recife: CEPE, 2017.
JULIÃO, F. Josué, nosso profeta (cordel). Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1993.
JULIÃO, F.Cambão–a face oculta do Brasil. Recife: Bagaço, 2009 [1968].
JULIÃO, F.Até quarta, Izabela!Recife: Editora Guararapes, 1979 [1964].
JULIÃO, F.Que são as Ligas Camponesas.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
LINHARES, M. Y. L. “Biografia”. In: FERNANDES, B. M.; PORTO-GONÇALVES, C. W. (Orgs.). Josué de Castro: vida e obra. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
MARIA DE CASTRO, A. (Org.). Josué de Castro –semeador de ideias. Cadernos do ITERRA, ano II, n. 1, setembro, 2003.
MARIA DE CASTRO, A.(Org.)Fome, um tema proibido–últimos escritos de Josué de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003b
MELO, M. M. de; NEVES, T. C. W. (Orgs.). Perfis Parlamentares 52:Josué de Castro.Brasília:Plenarium, 2007.
MONTENEGRO, A. T. As Ligas Camponesas às vésperas do Golpe de 1964. Projeto História, São Paulo, (29) tomo 2, p. 391-416, dez. 2004.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro:as matrizes brasileiras –vol. 3. São Paulo: Contexto, 2010.
OLIVEIRA, A. U. de. Geografia das lutas no campo. 6 ed. São Paulo: Contexto, 1994.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia, amazônias. São Paulo: Contexto, 2005.
SANTIAGO, V. Josué de Castro –o gênio silenciado. Recife: Edições Bagaço, 2008.
SANTIAGO, V.Francisco Julião, as Ligas e o Golpe Militar de 64. Recife: Comunigraf, 2004.
SANTIAGO, V.Francisco Julião: luta, paixão e morte de um agitador. Recife: Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2001(Perfil Parlamentar Século XX).
STÉDILE, J. P. (Org.). A questão agráriabrasileira: história e natureza das Ligas Camponesas–1954-1964. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
Vídeos
CABRA MARCADO PARA MORRER. Direção de Eduardo Coutinho.Rio de Janeiro:Mapas Filmes e Globo Vídeo,1984.119min.,p&b/color.
JOSUÉ DE CASTRO –Cidadão do Mundo. Direção de Sílvio Tendler. Rio de Janeiro: Bárbara Produções, 1995. 50 min., p&b/color.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.