Educação e campesinato: Resistência e territorialização do jovem do campo

Autori

  • Angelita Zimmermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
  • Tania Micheline Miorando Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Simonetti Rossato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252173

Parole chiave:

Educação do Campo , Campesinato , Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas/RS , Território, Geografia Agrária

Abstract

Este artigo busca socializar o resultado de um projeto de extensão desta Instituição de Ensino Superior, organizado a partir de uma solicitação integrada a uma pesquisa de doutorado que objetivou compreender as transformações na (re)produção da vida dos egressos da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas/RS, Brasil, e da Casa Escola Agrícola Campo Verde/Póvoa do Varzim, Portugal. O projeto teve o propósito de sistematizar a produção territorial da escola brasileira em um livro, reconhecendo e dando visibilidade ao modo como os jovens e suas famílias camponesas resistem no território. Em abordagem qualitativa, fundamentou-se em teóricos da educação, do trabalho camponês e da geografia agrária, bem como em vivências, observações, entrevistas envolvendo 60 egressos formados entre 2008 e 2016, gestores e fundadores desta historicidade. A obra retrata a luta dos sujeitos, as contradições do campesinato e da questão agrária e a importância da escola, visto que a dialética educação-trabalho, preconizada pela formação que alterna tempos, espaços e saberes, tem possibilitado a permanência de 90% dos jovens no campo

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Biografie autore

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET), Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: angelitazd@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3327-8917

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET). E-mail: anemeurer@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7377-1963

Tania Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). E-mail: tmiorando@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-2934-5478

Gabriela Simonetti Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista do Centro de Educação. E-mail: gabisrossato@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/ 0000-0001-6179-8683.

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Pubblicato

2021-12-31

Come citare

Zimmermann, A., Meurer, A. C., Miorando, T. M., & Rossato, G. S. (2021). Educação e campesinato: Resistência e territorialização do jovem do campo. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 2(3), 24–44. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252173

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