Relato de campo: Tamandaré entre o social e o ambiental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413Palavras-chave:
Aula de campo, Geografia, Tamandaré.Resumo
O presente trabalho objetiva relatar de forma crítica uma aula de campo interdisciplinar ocorrida entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, com destino ao município de Tamandaré (PE). Essa aula foi ofertada para o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco e buscou analisar aspectos sociais, naturais, econômicos e culturais de Tamandaré, por meio de excursões didáticas e atividades direcionadas. Com a finalidade de relatar a experiência vivenciada nesta aula de campo, inicialmente buscamos trazer uma breve apresentação sobre a importância e estrutura dessa metodologia e posteriormente relatamos as atividades feitas no período do campo a partir de anotações e observações pessoais. O convívio com a prática em campo proporcionou aos alunos um processo de conexão com o município Tamandaré e os espaços e ecossistemas visitados. Com isso, discernimos sobre a produção e reprodução do espaço geográfico e a inter-relação de processos naturais e sociais nessa dinâmica. Os saberes tradicionais foram essenciais nesse processo, evidenciando a necessidade da atuação da academia para além dos muros das universidades.
Downloads
Referências
DA SILVA, A. M. R. Trabalho de Campo: prática" andante" de fazer Geografia. Geo UERJ, n. 11, p. 61, 2002.
DE MARCOS, V. Trabalho de campo em geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, p. 105, 2006.
LIMONAD, E; ASSOCIADA, I.; ALVES, J. Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Preservação Permanente como Instrumento Legal de Regulação Urbano-Ambiental?. Encontro Nacional da ANPPAS, v. 4, 2008.
LOPES, C. Sanches; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009.
PEDROSA, Beatriz Mesquita Jardim. Pesca artesanal e áreas marinhas protegidas em Pernambuco: uma abordagem multidimensional e institucional. Repositório UFRPE, 2016.
PINHEIRO, M. A. A.; TALAMONI, A. C. B.Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista, 2018.
SCARIOT, A. Panorama da biodiversidade no Brasil. In: GANEM, ROSELI SENNA. Conservação da biodiversidade: legislação e políticas públicas. Brasília: Câmara dos Deputados,Edições Câmara. 2010, p. 111-130.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Área de proteção ambiental, 2018. Área de proteção ambiental.
IBGE. Panorama das cidades, Tamandaré-PE. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/tamandare/panorama. Acesso em 01/05/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos José Freitas, Gelane Gomes Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.