Relato de campo: Tamandaré entre o social e o ambiental

Autores

  • Carlos José Freitas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gerlane Gomes Rocha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

Palavras-chave:

Aula de campo, Geografia, Tamandaré.

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar de forma crítica uma aula de campo interdisciplinar ocorrida entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, com destino ao município de Tamandaré (PE).  Essa aula foi ofertada para o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco e buscou analisar aspectos sociais, naturais, econômicos e culturais de Tamandaré, por meio de excursões didáticas e atividades direcionadas. Com a finalidade de relatar a experiência vivenciada nesta aula de  campo, inicialmente buscamos trazer uma breve apresentação sobre a importância e estrutura dessa metodologia e posteriormente relatamos as atividades feitas no período do campo a partir de anotações e observações pessoais. O convívio com a prática em campo proporcionou aos alunos um processo de conexão com o município Tamandaré e os espaços e ecossistemas visitados. Com isso, discernimos sobre a produção e reprodução do espaço geográfico e a inter-relação de  processos naturais e sociais nessa dinâmica. Os saberes tradicionais foram essenciais nesse processo, evidenciando a necessidade da atuação da academia para além dos muros das universidades.


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Biografia do Autor

Carlos José Freitas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Geografia Licenciatura - UFPE, Experiência na área de Geociências, com ênfase em planejamento urbano geográfico. Atualmente participante do projeto de ensino e extensão como professor voluntário do centro de educação UFPE, projeto chamado de GRADAÇÃO, que proporciona aos sujeitos que não tiveram oportunidades de desenvolver suas capacidades de aprendizagem nos padrões exigidos para garantir o ingresso no ensino superior, com um diferencial no ensino para surdos, deficientes visuais e pessoas de baixa renda. Participou do diretório acadêmico de Geografia - Universidade Federal de Pernambuco. Integrante da SigaGeo Jr. Consultoria - UFPE, empresa Júnior do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, como diretor de planejamento e projetos. Trabalho com geoprocessamento e educação ambiental pela empresa júnior Sigageo jr. Participou do Espaço Ciência - Museu interativo de ciência de Pernambuco, onde realizamos ensino, pesquisa e extensão para a comunidade Pernambucana. Integrante do PETGEO - UFPE programa de educação tutorial. Integrante do laboratório SERGEO - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Estagiário de Geoprocessamento no Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres - GEGEP, no Laboratório para Redução de Risco de Desastres - LabRRD.

Gerlane Gomes Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participante do Programa de Educação Tutorial- PET Geografia / UFPE (SESu/ MEC) desenvolvendo a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG).  Estudante de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um Nordeste de conflitos: a construção da territorialidade nordestina por Manuel Correia de Andrade". Áreas de atuação: Geografia Regional; história do pensamento geográfico; Geografia agrária e ensino de Geografia.

Referências

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Freitas, C. J., & Rocha, G. G. (2023). Relato de campo: Tamandaré entre o social e o ambiental. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(3), 225–246. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

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