Levantamento da presença quilombola no discurso geográfico dos periódicos acadêmicos brasileiros: um aquilombamento do saber científico?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257969Palavras-chave:
pensamento geográfico, colonialidade, quilombos, aquilombamento do saberResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado finalizada no ano de 2022 que tem como objetivo identificar no discurso dos artigos da geografia a presença de temas relativos à questão quilombola, visando traçar o surgimento do movimento descolonial de aquilombamento na comunidade acadêmica da Geografia brasileira. A identificação desse discurso descolonial se baseia no levantamento quantitativo de artigos publicados entre os anos 2000-2022, nos quais suas pesquisas abordam o tema dos quilombos. Com os dados do levantamento, buscou-se, nas suas referências teóricas, quais são os autores e as origens das correntes de pensamento na Geografia que se destacaram nessas pesquisas. O banco de pesquisa acionado foi o Portal de Periódicos Capes, onde localizamos os artigos em revistas periódicas indexadas em geografia, com classificação Qualis entre A1 à Sem Classificação. As publicações dos periódicos geográficos revelaram maior preocupação com a questão da identificação quilombola e do território, principalmente a partir do ano de 2006. Foi por volta desse período que as publicações que discutiam o tema quilombola passaram a ter mais relevância, culminando num pico de publicações sobre o tema em 2020, o que revela ser uma tendência na discussão acadêmica, que a questão quilombola venha ganhar mais espaço na disciplina, e talvez, venha se tornar um movimento de aquilombamento na Geografia.
Downloads
Referências
BISPO, Antônio Nego. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília, UNB, 2015.
MACHADO, L. O. Origens do Pensamento Geográfico no Brasil: Meio Tropical, Espaços Vazios e a Ideia de Ordem. In: Geografia: Conceitos e Temas. Bertrand Brasil, Ed.2°. Rio de Janeiro, 2000.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: Um Conceito Emergente do Processo Histórico-Cultural da População AfroBrasileira. In: Afrocentricidade: Uma Abordagem Epistemológica Inovadora. Coleção Sankofa, vol. 4. Elisa Larkin Nascimento, Org. São Paulo: Selo Negro. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.