Levantamento da presença quilombola no discurso geográfico dos periódicos acadêmicos brasileiros: um aquilombamento do saber científico?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257969

Parole chiave:

pensamento geográfico, colonialidade, quilombos, aquilombamento do saber

Abstract

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado finalizada no ano de 2022 que tem como objetivo identificar no discurso dos artigos da geografia a presença de temas relativos à questão quilombola, visando traçar o surgimento do movimento descolonial de aquilombamento na comunidade acadêmica da Geografia brasileira. A identificação desse discurso descolonial se baseia no levantamento quantitativo de artigos publicados entre os anos 2000-2022, nos quais suas pesquisas abordam o tema dos quilombos. Com os dados do levantamento, buscou-se, nas suas referências teóricas, quais são os autores e as origens das correntes de pensamento na Geografia que se destacaram nessas pesquisas. O banco de pesquisa acionado foi o Portal de Periódicos Capes, onde localizamos os artigos em revistas periódicas indexadas em geografia, com classificação Qualis entre A1 à Sem Classificação. As publicações dos periódicos geográficos revelaram maior preocupação com a questão da identificação quilombola e do território, principalmente a partir do ano de 2006. Foi por volta desse período que as publicações que discutiam o tema quilombola passaram a ter mais relevância, culminando num pico de publicações sobre o tema em 2020, o que revela ser uma tendência na discussão acadêmica, que a questão quilombola venha ganhar mais espaço na disciplina, e talvez, venha se tornar um movimento de aquilombamento na Geografia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vitor Matias de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Geografia pelo Departamento de Ciências Geográficas na Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como colaborador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), desenvolvendo atividades de documentação e acompanhamento dos conflitos pela terra e das comunidades rurais de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão Agrária, Conflitos Territoriais, Comunidades Quilombolas e Agroecologia.

Rodrigo Dutra Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós-doutorado - FAPESP (2011-2013) - desenvolvendo pesquisa sobre a construção da relação entre Geografia e Teoria da Complexidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, história do pensamento geográfico, abordagem sistêmica complexa, Complexidade, planejamento e diagnóstico ambiental, fragilidade, vulnerabilidade e risco ambientais, teoria e dinâmica da paisagem

Riferimenti bibliografici

BISPO, Antônio Nego. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília, UNB, 2015.

MACHADO, L. O. Origens do Pensamento Geográfico no Brasil: Meio Tropical, Espaços Vazios e a Ideia de Ordem. In: Geografia: Conceitos e Temas. Bertrand Brasil, Ed.2°. Rio de Janeiro, 2000.

NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: Um Conceito Emergente do Processo Histórico-Cultural da População AfroBrasileira. In: Afrocentricidade: Uma Abordagem Epistemológica Inovadora. Coleção Sankofa, vol. 4. Elisa Larkin Nascimento, Org. São Paulo: Selo Negro. 2009.

Pubblicato

2023-05-26

Come citare

Sousa, V. M. de, & Gomes, R. D. (2023). Levantamento da presença quilombola no discurso geográfico dos periódicos acadêmicos brasileiros: um aquilombamento do saber científico?. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(1), 53–72. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257969

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.