Field report: tamandaré between social and environmental

Authors

  • Carlos José Freitas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gerlane Gomes Rocha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

Keywords:

Aula de campo, Geografia, Tamandaré.

Abstract

The present work aims to critically report an interdisciplinary field class that took place between April 11 and 13, 2022, destined for the municipality of Tamandaré (PE). This class was offered for the Degree in Geography at the Federal University of Pernambuco and sought to analyze social, natural, economic, and cultural aspects of Tamandaré, through didactic excursions and targeted activities. In order to report the experience lived in this field class, initially we seek to bring a brief presentation on the importance and structure of this methodology and later we report the activities carried out in the field period from notes and personal observations. Living with the practice in the field provided the students with a process of connection with the Tamandaré municipality and the spaces and ecosystems visited. With this, we discern about the production and reproduction of geographic space and the interrelation of natural and social processes in this dynamic. Traditional knowledge was essential in this process, highlighting the need for academia to act beyond that of universities.

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Author Biographies

Carlos José Freitas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Geografia Licenciatura - UFPE, Experiência na área de Geociências, com ênfase em planejamento urbano geográfico. Atualmente participante do projeto de ensino e extensão como professor voluntário do centro de educação UFPE, projeto chamado de GRADAÇÃO, que proporciona aos sujeitos que não tiveram oportunidades de desenvolver suas capacidades de aprendizagem nos padrões exigidos para garantir o ingresso no ensino superior, com um diferencial no ensino para surdos, deficientes visuais e pessoas de baixa renda. Participou do diretório acadêmico de Geografia - Universidade Federal de Pernambuco. Integrante da SigaGeo Jr. Consultoria - UFPE, empresa Júnior do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, como diretor de planejamento e projetos. Trabalho com geoprocessamento e educação ambiental pela empresa júnior Sigageo jr. Participou do Espaço Ciência - Museu interativo de ciência de Pernambuco, onde realizamos ensino, pesquisa e extensão para a comunidade Pernambucana. Integrante do PETGEO - UFPE programa de educação tutorial. Integrante do laboratório SERGEO - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Estagiário de Geoprocessamento no Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres - GEGEP, no Laboratório para Redução de Risco de Desastres - LabRRD.

Gerlane Gomes Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participante do Programa de Educação Tutorial- PET Geografia / UFPE (SESu/ MEC) desenvolvendo a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG).  Estudante de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um Nordeste de conflitos: a construção da territorialidade nordestina por Manuel Correia de Andrade". Áreas de atuação: Geografia Regional; história do pensamento geográfico; Geografia agrária e ensino de Geografia.

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Published

2023-01-12

How to Cite

Freitas, C. J., & Rocha, G. G. (2023). Field report: tamandaré between social and environmental. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(3), 225–246. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

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