Informe de campo: Tamandaré entre social y ambiental.

Autores/as

  • Carlos José Freitas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gerlane Gomes Rocha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

Palabras clave:

Aula de campo, Geografia, Tamandaré.

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo relatar críticamente una clase de campo interdisciplinariarealizada entre el 11 y el 13 de abril de 2022, dirigida al municipio de Tamandaré (PE). Esta aula seofreció para el curso de graduación en Geografía de la Universidad Federal de Pernambuco y buscóanalizar los aspectos sociales, naturales, económicos y culturales de Tamandaré, a través de excursioneseducativas y actividades guiadas. Para relatar la experiencia vivida en esta clase de campo, inicialmenteintentamos hacer una breve presentación sobre la importanciay estructura de esta metodología yposteriormente relatamos las actividades realizadas en el período de campo en base a apuntes yobservaciones personales. La convivencia con la práctica en campo brindó a los estudiantes un proceso deconexión con el municipio de Tamandaré y los espacios y ecosistemas visitados. Con ello, discernimossobre la producción y reproducción del espacio geográfico y lainterrelación de los procesos naturales ysociales de forma dinámica. Los saberes tradicionales fueronesenciales en este proceso, destacando lanecesidad de que la academia actúe más allá de las dos paredes de las universidades.

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Biografía del autor/a

Carlos José Freitas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Geografia Licenciatura - UFPE, Experiência na área de Geociências, com ênfase em planejamento urbano geográfico. Atualmente participante do projeto de ensino e extensão como professor voluntário do centro de educação UFPE, projeto chamado de GRADAÇÃO, que proporciona aos sujeitos que não tiveram oportunidades de desenvolver suas capacidades de aprendizagem nos padrões exigidos para garantir o ingresso no ensino superior, com um diferencial no ensino para surdos, deficientes visuais e pessoas de baixa renda. Participou do diretório acadêmico de Geografia - Universidade Federal de Pernambuco. Integrante da SigaGeo Jr. Consultoria - UFPE, empresa Júnior do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, como diretor de planejamento e projetos. Trabalho com geoprocessamento e educação ambiental pela empresa júnior Sigageo jr. Participou do Espaço Ciência - Museu interativo de ciência de Pernambuco, onde realizamos ensino, pesquisa e extensão para a comunidade Pernambucana. Integrante do PETGEO - UFPE programa de educação tutorial. Integrante do laboratório SERGEO - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Estagiário de Geoprocessamento no Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres - GEGEP, no Laboratório para Redução de Risco de Desastres - LabRRD.

Gerlane Gomes Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participante do Programa de Educação Tutorial- PET Geografia / UFPE (SESu/ MEC) desenvolvendo a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG).  Estudante de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um Nordeste de conflitos: a construção da territorialidade nordestina por Manuel Correia de Andrade". Áreas de atuação: Geografia Regional; história do pensamento geográfico; Geografia agrária e ensino de Geografia.

Citas

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Publicado

2023-01-12

Cómo citar

Freitas, C. J., & Rocha, G. G. (2023). Informe de campo: Tamandaré entre social y ambiental. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(3), 225–246. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413

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