“Casa-Grande & Senzala” in the patativa lands: the representations of the slave period in Geography classes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257574

Keywords:

representation, geographic installations, geography teaching

Abstract

The present work is part of the results of a master's research, about the contributions of PIBID - Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation - in the creative training of teachers in the Cariri region of Ceará. We aim to demonstrate an experience with the use of representation in geography classes, through the methodology of teaching by geographic installations. Through the qualitative approach, we obtained a collection of records, testimonials and reports that show the associative richness in geography classes, through the aforementioned methodology.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Augusto Barros da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil

Formado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2016) . Com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atuou como coordenador pedagógico (2021-2023) na escola Osvaldo Daxo de Alencar. Atualmente é professor do ensino básico (100/h) na mesma instituição. Integra os Grupos de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES) e Educação Geográfica (GEPEG), ambos da UFPB, e do grupo de pesquisa no Laboratório 4 Elementos (URCA).
Áreas de Pesquisa:A Criatividade no Ensino de Geografia; Arte e Ensino de Geografia, O PIBID; Políticas Públicas Educacionais e Curriculares; O Ensino no período pandêmico (sars-cov-s); Instalações Geográficas; Formação Docente; Materialismo histórico- dialético.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da
Paraíba (2016). Atuou desde (1997) como professor do ensino básico, coordenador pedagógico e Diretor no Estado de São Paulo até (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e professor do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL). Áreas de atuação: Formação de professores. Geografia Arte e Criatividade. Instalações Geográficas/Pedagógicas. Estágio Supervisionado. Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino. Geografia Urbana.
Endereço Profissional: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato - CE, 63105-010

References

ASSARÉ, Patativa. Inspiração Nordestina: Cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO? Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais do I Seminário nacional: Currículo em Movimento: perspectivas atuais, 2010. p. 1-15.

RAMOS, Élvis C. M. . A dimensão estética no ensino de geografia: uma contribuição à renovação da geografia escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e5. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/34160 Acesso/ 10/10/2022;.

CAVALHEIRO, Rejane. Marcas de Formação: processos que tecem trajetórias docentes. 2a.. ed. Porto Alegre, RS: Autores Associados, 2011. v. 01. 190p .

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, A. S. F. ; TERAMATSU, G. ; STRAFORINI, R. . As dimensões territoriais e políticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Terra Livre, v. 1, p. 75-113, 2017.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. — 481 ed. rev. — São Paulo : Global, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229314/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala.pdf Acesso em: 11/01/2023

GATTI, Bernadete A. (et. al.). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/298 Acesso: 12/01/2023

JAPIASSÚ, Hilton Pereira.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf Acesso em: 29 Mai. 2021.

MAKOWIECKY, Sandra.. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 57, p. 1-30, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2181Acesso em: 29 Mai. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 01, 2019.

SACCOMANI, Maria Claudia Silva.. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vygotski. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. v. 1. 240p .

SHULMAN, Lee S.. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2015. ISSN 2237-9983. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293>. Acesso em: 12 feb. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293

TURRA NETO, N. . Pesquisa Qualitativa em Geografia. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. Anais do XVII Encontro Nacional de Geógrafos: entre escalas, poderes, ações, geografias, 2012.

YÁZIGI, Eduardo. Abdo. Milton e a criatividade. In: Maria Adélia Parecida de Souza. (Org) O mundo do cidadão e o cidadão do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996, v., p.325-425.

IPECE – Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará, ano 2017: Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/perfil-municipal-2017/ Acesso: 18/01/2023

Published

2023-05-26

How to Cite

Silva, C. A. B. da, & Ribeiro, E. (2023). “Casa-Grande & Senzala” in the patativa lands: the representations of the slave period in Geography classes. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(1), 95–114. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257574

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.