“Casa-Grande & Senzala” en tierras patativas: las representaciones del período esclavo en las clases de Geografía
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257574Palabras clave:
representación, instalaciones geográficas, enseñanza de la geografíaResumen
Este trabajo es parte de los resultados de una investigación de maestría, sobre las contribuciones del PIBID - Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza - en la formación creativa de profesores en la región de Cariri de Ceará. Pretendemos demostrar una experiencia con el uso de la representación en las clases de geografía, a través de la metodología de enseñanza por instalaciones geográficas. A través del enfoque cualitativo, obtuvimos una colección de registros, testimonios e informes que muestran la riqueza asociativa en las clases de Geografía, a través de la metodología antes mencionada.
Descargas
Citas
ASSARÉ, Patativa. Inspiração Nordestina: Cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.
BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO? Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais do I Seminário nacional: Currículo em Movimento: perspectivas atuais, 2010. p. 1-15.
RAMOS, Élvis C. M. . A dimensão estética no ensino de geografia: uma contribuição à renovação da geografia escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e5. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/34160 Acesso/ 10/10/2022;.
CAVALHEIRO, Rejane. Marcas de Formação: processos que tecem trajetórias docentes. 2a.. ed. Porto Alegre, RS: Autores Associados, 2011. v. 01. 190p .
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, A. S. F. ; TERAMATSU, G. ; STRAFORINI, R. . As dimensões territoriais e políticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Terra Livre, v. 1, p. 75-113, 2017.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. — 481 ed. rev. — São Paulo : Global, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229314/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala.pdf Acesso em: 11/01/2023
GATTI, Bernadete A. (et. al.). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/298 Acesso: 12/01/2023
JAPIASSÚ, Hilton Pereira.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf Acesso em: 29 Mai. 2021.
MAKOWIECKY, Sandra.. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 57, p. 1-30, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2181Acesso em: 29 Mai. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 01, 2019.
SACCOMANI, Maria Claudia Silva.. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vygotski. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. v. 1. 240p .
SHULMAN, Lee S.. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2015. ISSN 2237-9983. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293>. Acesso em: 12 feb. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293
TURRA NETO, N. . Pesquisa Qualitativa em Geografia. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. Anais do XVII Encontro Nacional de Geógrafos: entre escalas, poderes, ações, geografias, 2012.
YÁZIGI, Eduardo. Abdo. Milton e a criatividade. In: Maria Adélia Parecida de Souza. (Org) O mundo do cidadão e o cidadão do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996, v., p.325-425.
IPECE – Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará, ano 2017: Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/perfil-municipal-2017/ Acesso: 18/01/2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.