“Casa-Grande & Senzala” nas terras do Patativa: as representações do período escravista nas aulas de Geografia

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DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257574

Parole chiave:

representação, instalações geográficas, ensino de geografia

Abstract

O presente trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, acerca das contribuições do PIBID – Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na formação criativa de professores da Região do Cariri cearense. Objetivamos demonstrar uma experiência com o uso da representação nas aulas de geografia, por meio da metodologia de ensino por instalações geográficas. Mediante a abordagem qualitativa, obtivemos um acervo de registros, depoimentos e relatórios que evidenciam a riqueza associativa nas aulas de Geografia, por meio da supracitada metodologia.

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Biografie autore

Carlos Augusto Barros da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil

Formado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2016) . Com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atuou como coordenador pedagógico (2021-2023) na escola Osvaldo Daxo de Alencar. Atualmente é professor do ensino básico (100/h) na mesma instituição. Integra os Grupos de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES) e Educação Geográfica (GEPEG), ambos da UFPB, e do grupo de pesquisa no Laboratório 4 Elementos (URCA).
Áreas de Pesquisa:A Criatividade no Ensino de Geografia; Arte e Ensino de Geografia, O PIBID; Políticas Públicas Educacionais e Curriculares; O Ensino no período pandêmico (sars-cov-s); Instalações Geográficas; Formação Docente; Materialismo histórico- dialético.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da
Paraíba (2016). Atuou desde (1997) como professor do ensino básico, coordenador pedagógico e Diretor no Estado de São Paulo até (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e professor do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL). Áreas de atuação: Formação de professores. Geografia Arte e Criatividade. Instalações Geográficas/Pedagógicas. Estágio Supervisionado. Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino. Geografia Urbana.
Endereço Profissional: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato - CE, 63105-010

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Pubblicato

2023-05-26

Come citare

Silva, C. A. B. da, & Ribeiro, E. (2023). “Casa-Grande & Senzala” nas terras do Patativa: as representações do período escravista nas aulas de Geografia. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(1), 95–114. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257574

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