Propriedade privada e subordinação histórica da mulher: uma releitura de Simone de Beauvoir e "o segundo sexo" a partir da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258055

Palavras-chave:

"segundo sexo", mulher, subordinação, propriedade privada, América Latina

Resumo

Nesta resenha da "parte II- A História", do livro "O Segundo Sexo", da filósofa francesa e feminista Simone de Beauvoir, propomos uma releitura desde a América Latina dos aportes da autora, assim como, das possíveis abordagens para compreender os vínculos entre o patriarcado, a propriedade privada e a posição subalterna imposta às mulheres na sociedade. Uma questão tão cara para a Geografia Agrária latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia A. Pertuz, Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, SP, Brasil

Geografa Colombiana. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGG / UNESP- Presidente Prudente. Mestre em Geografia pelo Programa Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe - IPPRI / UNESP (2020). Formada em Geografia pela Universidad de Córdoba - Colômbia (2016). Áreas de atuação em pesquisa: Geografia Humana / Geografia Agrária. Estudante pesquisadora nos grupos: Núcleo de Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA; REDE DATALUTA; Grupo de Pesquisa Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, na Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho- UNESP. Áreas de Interesse: Questão Agrária da América Latina; Movimentos Socioterritoriais; Campesinado; Movimento Camponês; Território; Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar; Conflito e Violência no Campo; Conflito Armado na Colômbia.

Carlos Alberto Feliciano, Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, SP, Brasil

Bacharel e licenciado em Geografia pela USP (1999), com Mestrado (2003) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Humana/USP. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia agrária, reforma agrária, ensino, políticas ambientais e cartografia. Autor do livro "Movimento Camponês Rebelde: A Reforma Agrária no Brasil", publicado pela Editora Contexto, em 2006. Atuou como prof. Adjunto do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco. Foi coordenador da Cátedra Gilberto Freyre da Universidade Federal de Pernambuco. Credenciado nos programas de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/PP e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE - UNESP. Atualmente é concursado como Pesquisador III da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Agroecologia do Pontal do Paranapanema- NEAPO.

Referências

BARRANCOS, Dora. História dos Feminismos na América Latina. Tradução de Michelle Strzoda. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo. 2022.

BLAUD, Clêmie Ferreira. Marie de Gournay e Simone de Beauvoir: notas sobre memória e história. Cadernos de Ética e Filosofia Política, v. 39, n. 2–2021, p. 203–213, 2021.Disponivel em: https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v39i2p203-213.

DE BEAUVOIR, Simone. Parte II – A história. In: O segundo sexo. 3ra ed. Río de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. v.1- Fatos e Mitos.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. Trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

MORAES, Maria Lygia Quartim de. Marxismo y Feminismo. In: Marxismo, psicoanálise e o feminismo brasileiro. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH, 2017. v 2.

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Pertuz, M. A., & Feliciano, C. A. (2023). Propriedade privada e subordinação histórica da mulher: uma releitura de Simone de Beauvoir e "o segundo sexo" a partir da América Latina. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(1), 126–142. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258055

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.