Field report: tamandaré between social and environmental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413Keywords:
Aula de campo, Geografia, Tamandaré.Abstract
The present work aims to critically report an interdisciplinary field class that took place between April 11 and 13, 2022, destined for the municipality of Tamandaré (PE). This class was offered for the Degree in Geography at the Federal University of Pernambuco and sought to analyze social, natural, economic, and cultural aspects of Tamandaré, through didactic excursions and targeted activities. In order to report the experience lived in this field class, initially we seek to bring a brief presentation on the importance and structure of this methodology and later we report the activities carried out in the field period from notes and personal observations. Living with the practice in the field provided the students with a process of connection with the Tamandaré municipality and the spaces and ecosystems visited. With this, we discern about the production and reproduction of geographic space and the interrelation of natural and social processes in this dynamic. Traditional knowledge was essential in this process, highlighting the need for academia to act beyond that of universities.
Downloads
References
DA SILVA, A. M. R. Trabalho de Campo: prática" andante" de fazer Geografia. Geo UERJ, n. 11, p. 61, 2002.
DE MARCOS, V. Trabalho de campo em geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, p. 105, 2006.
LIMONAD, E; ASSOCIADA, I.; ALVES, J. Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Preservação Permanente como Instrumento Legal de Regulação Urbano-Ambiental?. Encontro Nacional da ANPPAS, v. 4, 2008.
LOPES, C. Sanches; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009.
PEDROSA, Beatriz Mesquita Jardim. Pesca artesanal e áreas marinhas protegidas em Pernambuco: uma abordagem multidimensional e institucional. Repositório UFRPE, 2016.
PINHEIRO, M. A. A.; TALAMONI, A. C. B.Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista, 2018.
SCARIOT, A. Panorama da biodiversidade no Brasil. In: GANEM, ROSELI SENNA. Conservação da biodiversidade: legislação e políticas públicas. Brasília: Câmara dos Deputados,Edições Câmara. 2010, p. 111-130.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Área de proteção ambiental, 2018. Área de proteção ambiental.
IBGE. Panorama das cidades, Tamandaré-PE. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/tamandare/panorama. Acesso em 01/05/2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Carlos José Freitas, Gelane Gomes Rocha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.