Relato de campo: Tamandaré entre o social e o ambiental
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254413Mots-clés :
Aula de campo, Geografia, Tamandaré.Résumé
O presente trabalho objetiva relatar de forma crítica uma aula de campo interdisciplinar ocorrida entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, com destino ao município de Tamandaré (PE). Essa aula foi ofertada para o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco e buscou analisar aspectos sociais, naturais, econômicos e culturais de Tamandaré, por meio de excursões didáticas e atividades direcionadas. Com a finalidade de relatar a experiência vivenciada nesta aula de campo, inicialmente buscamos trazer uma breve apresentação sobre a importância e estrutura dessa metodologia e posteriormente relatamos as atividades feitas no período do campo a partir de anotações e observações pessoais. O convívio com a prática em campo proporcionou aos alunos um processo de conexão com o município Tamandaré e os espaços e ecossistemas visitados. Com isso, discernimos sobre a produção e reprodução do espaço geográfico e a inter-relação de processos naturais e sociais nessa dinâmica. Os saberes tradicionais foram essenciais nesse processo, evidenciando a necessidade da atuação da academia para além dos muros das universidades.
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© Carlos José Freitas, Gelane Gomes Rocha 2023

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