Os pressupostos da Geografia Agrária libertária na geograficidade de Manuel Correia de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258462Parole chiave:
história do pensamento geográfico, geografia libertária, teoria e métodoAbstract
Os estudos sobre as contribuições de Manuel Correia de Andrade para a geografia agrária são diversos, mas poucos realizaram uma relação das influências da geografia libertária de Élisée Reclus na sua obra, nesse sentido, o objetivo desse artigo é analisar as influências teórico-metodológicas de Reclus nos estudos agrários de Andrade. Para tal, foram selecionadas obras dos dois autores, para que se pudesse compreender os pontos em comum em algumas categorias como Trabalho, Luta de Classe, Desenvolvimento desigual do capitalismo e progresso. Assim, a geografia agrária libertária de Andrade caminha para ideias do mutualismo proposta por Reclus, no que tange a cooperação entre os agricultores camponeses, como forma de fortalecimento frente aos avanços do capitalismo e dos grandes proprietários rurais. Apesar dos contextos histórico-geográfico distintos, os autores coadunam das ideias de fortalecimento entre os segmentos das populações menos favorecidas, para avançar e romper com as desigualdades impostas pelo progresso que o capitalismo impõe na sociedade. A cooperação é tônica dos discursos de Reclus e Andrade, como forma de fortalecer o trabalho entre os pequenos agricultores e camponeses, seja pela condução das ações coletivas da sociedade para Reclus ou para o Estado em Andrade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Flamarion Dutra. Trajetória teórico-metodológica da geografia agrária brasileira: A produção em periódicos científicos de 1939 – 2009. Tese (Doutorado em Geografia – Organização do Espaço). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1973.
ANDRADE, Manuel Correia de. Agricultura e Capitalismo. Livraria Editora Ciências Humanas. 1979.
ANDRADE, Manuel Correia de (Org.). Élisée Reclus. São Paulo: Ática, 1985.
ANDRADE, Manuel Correia de. Abolição e reforma agrária. Editora Ática, 1987.
ANDRADE, Manuel Correia de. O povo e o poder. Oficina de Livro, 1991.
ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. Editora Hucitec, 1995.
ANDRADE, Manuel Correia de. Organização do espaço agrário brasileiro. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Reunião de Instituições Produtoras, Fórum de Usuários, Seminário "Desafios para Repensar o Trabalho", Simpósio de Jornada de novações, Cursos Mostra de Tecnologias de Informação, p.152-160, 1996.
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia ciência da sociedade. Editora Universitária UFPE, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira. Mundo Rural e Geografia: Geografia agrária no Brasil: 1930-1990. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
LUIZ JUNIOR, W. As Contribuições de Élisée Reclus para História do Pensamento Geográfico e para emergência da Geografia Crítica. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Bacharelado) – Universidade Federal de Alfenas – MG.
NOGUEIRA, Ricardo José Batista. Fronteiras: a divisão da fraternidade no mundo. Revista Geonorte, v. 2, n. 3, p. 25-39, 2011.
RECLUS, Élisée. Da ação humana na Geografia Física; Geografia comparada no Espaço e no Tempo. São Paulo: Imaginário, 2010a.
RECLUS, Élisée. O homem e a terra. O Estado moderno. São Paulo: Expressão e Arte, 2010b.
RECLUS, Élisée. O Homem e a Terra: A Cultura e a Propriedade. São Paulo: Expressão &, 2010c.
RECLUS, Elisée. O homem e a terra–Progresso. São Paulo: Imaginário: Expressão & Arte, 2011.
RECLUS, Eliseo. El Hombre y la Tierra .1906.
RECLUS, Elisée. Anarquia pela educação. Hedra, 2016.
VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos. Leituras dos territórios paradigmáticos da geografia agrária: análise dos grupos de pesquisa do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.