Aluno domesticado vs aluno reflexivo: a visão do licenciando sobre o papel do aluno em sua futura prática pedagógica

Maria Aparecida Ferreira

Resumo


Consciente da importância e validade das contribuições dos alunos aos processos de construção
de conhecimento (cf. Mercer, 1995; Demo, 1996; Moita Lopes, 1996; Freire, 1998), objetivo investigar como
o licenciando em inglês da UFRJ compreende o papel do aluno em sua futura prática pedagógica. Neste
trabalho, baseado em um estudo de caso, utilizarei diferentes instrumentos de pesquisa: observações,
notas de campo, gravações em áudio, entrevistas e diários de pesquisa. Ao término do estudo, apresentarei,
ainda, questionamentos sobre a formação dos licenciandos e contribuições para a formação de
profissionais mais conscientes da validade das participações dos alunos em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.