Aluno domesticado vs aluno reflexivo: a visão do licenciando sobre o papel do aluno em sua futura prática pedagógica
Résumé
Consciente da importância e validade das contribuições dos alunos aos processos de construção
de conhecimento (cf. Mercer, 1995; Demo, 1996; Moita Lopes, 1996; Freire, 1998), objetivo investigar como
o licenciando em inglês da UFRJ compreende o papel do aluno em sua futura prática pedagógica. Neste
trabalho, baseado em um estudo de caso, utilizarei diferentes instrumentos de pesquisa: observações,
notas de campo, gravações em áudio, entrevistas e diários de pesquisa. Ao término do estudo, apresentarei,
ainda, questionamentos sobre a formação dos licenciandos e contribuições para a formação de
profissionais mais conscientes da validade das participações dos alunos em sala de aula.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).