Preservação de faces nas entrevistas do programa Altas Horas: a interação entre apresentador, convidados e platéia
Resumo
Este trabalho tem por objetivo a análise, segundo uma perspectiva da lingüística, de entrevistas
realizadas no programa Altas Horas, apresentado por Seginho Groisman, e transmitido pela Rede Globo
de televisão, nas madrugadas de domingo. No decorrer desta pesquisa, refletiu-se sobre as principais
estratégias utilizadas na construção dos sentidos, em especial sobre a preservação de faces na interação
face a face, assim como o relevante papel do apresentador, dos convidados e da platéia na construção da
coerência do texto falado nesse programa de auditório.
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).