OS GÊNEROS BIOGRAFIA, CARTÃO POSTAL E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS

Janaina Feitosa Silva

Resumo


Neste estudo avaliamos a competência lingüística e o nível de conhecimento de estudantes do Curso
de Letras acerca dos gêneros textuais e as implicações deste na compreensão/produção textual.
Baseamo-nos em recentes estudos, como os de Dolz e Schneuwly (2004) e Bronckart (1999), os quais
sugerem o uso dos gêneros textuais como um instrumento de ensino que privilegie as práticas sociais
humanas, centrando-se na realidade sócio-cultural de cada indivíduo. Propusemos aos alunos
atividades de produção textual envolvendo os gêneros biografia, cartão postal e anúncio publicitário,
envolvendo temáticas relacionadas a conteúdos vistos em sala de aula. Analisamos a estrutura global,
como também a seqüência lingüística presentes nos trabalhos. De maneira geral, os estudantes
produziram textos com progressão temática e coerência pragmática, apesar de muitos alunos
evidenciarem algumas falhas no tocante à superestrutura do gênero anúncio publicitário.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.