OS GÊNEROS BIOGRAFIA, CARTÃO POSTAL E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS
Résumé
Neste estudo avaliamos a competência lingüística e o nível de conhecimento de estudantes do Curso
de Letras acerca dos gêneros textuais e as implicações deste na compreensão/produção textual.
Baseamo-nos em recentes estudos, como os de Dolz e Schneuwly (2004) e Bronckart (1999), os quais
sugerem o uso dos gêneros textuais como um instrumento de ensino que privilegie as práticas sociais
humanas, centrando-se na realidade sócio-cultural de cada indivíduo. Propusemos aos alunos
atividades de produção textual envolvendo os gêneros biografia, cartão postal e anúncio publicitário,
envolvendo temáticas relacionadas a conteúdos vistos em sala de aula. Analisamos a estrutura global,
como também a seqüência lingüística presentes nos trabalhos. De maneira geral, os estudantes
produziram textos com progressão temática e coerência pragmática, apesar de muitos alunos
evidenciarem algumas falhas no tocante à superestrutura do gênero anúncio publicitário.
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