UM ESTUDO DA PONTUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DOS ALUNOS VERSUS MANUAIS DIDÁTICOS
Resumo
A pontuação de textos parece ser um problema recorrente nas salas de aula de português em todos os níveis de escolaridade. Este trabalho contrasta os critérios utilizados por alunos do ensino médio para a pontuação de seus textos, com aqueles apresentados pelos manuais didáticos usados por esses mesmos alunos. Nota-se que enquanto a maior parte dos manuais analisados tratam a pontuação como uma representação da oralidade, a maioria dos alunos a associou, em suas respostas, com a sintaxe e a semântica. Tal discrepância surpreendente entre o que é ensinado nos manuais e os depoimentos dos alunos sugere a necessidade de mais pesquisas detalhados em sala de aula que permitam esclarecer o encontrado.Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).