ENSINAR E APRENDER, DOIS LADOS DO MESMO PROCESSO? POR UM ENSINO/APRENDIZAGEM RIZOMÁTICO
Resumo
O presente trabalho corresponde a reflexões feitas a respeito do processo
ensino/aprendizagem a partir de atividades desenvolvidas junto a alunos do ensino
fundamental, especificamente 6º ano, de uma escola da rede pública estadual na
cidade de Araguaína, Tocantins. Analisa a concepção de sujeito segundo as visões
moderna e pós-colonial e as implicações dessas concepções sobre o processo
ensino/aprendizagem. Compreende-se aqui que a visão moderna informa a
pedagogia moderna como sendo objetiva, realista, racional, progressista, da certeza
e da verdade e a pós-colonial, por sua vez, orienta a pedagogia rizomática, que é
das incertezas, mas também do prazer, do acontecimento.
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).