O gênero jornalístico e o ensino: reflexões sobre reportagem na mídia impressa e no livro didático

Carolina Izabela Miranda, Juliana Silva Santos

Resumo


Este artigo se propõe a discutir o trabalho com os gêneros notícia e
reportagem em manuais didáticos no que diz respeito ao caráter híbrido desses
textos, quando em situações reais de comunicação. Buscou-se, ainda, verificar
possíveis efeitos da apresentação desses gêneros no suporte midiático em
relação ao livro didático e ao ensino de tais gêneros. Para tanto, será analisada a
abordagem de um livro didático de Língua Portuguesa, que precederá a analise de
uma reportagem veiculada na mídia impressa, objetivando a discussão dos recursos
linguísticos utilizados na reportagem e notícia e as diferencias entre sua presença
nos materiais didáticos e no meio de comunicação escrita.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.