O gênero jornalístico e o ensino: reflexões sobre reportagem na mídia impressa e no livro didático
Resumo
Este artigo se propõe a discutir o trabalho com os gêneros notícia e
reportagem em manuais didáticos no que diz respeito ao caráter híbrido desses
textos, quando em situações reais de comunicação. Buscou-se, ainda, verificar
possíveis efeitos da apresentação desses gêneros no suporte midiático em
relação ao livro didático e ao ensino de tais gêneros. Para tanto, será analisada a
abordagem de um livro didático de Língua Portuguesa, que precederá a analise de
uma reportagem veiculada na mídia impressa, objetivando a discussão dos recursos
linguísticos utilizados na reportagem e notícia e as diferencias entre sua presença
nos materiais didáticos e no meio de comunicação escrita.
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).