O FAZER-SENTIR E SUAS IMPLICAÇÕES ESTRUTURAIS NA RELAÇÃO DE COMENTÁRIO DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS

Marcos Filipe Zandonai

Resumo


Este trabalho trata da produção de sentidos para a visada fazer-sentir
em um corpus composto por artigos de divulgação científica publicados na revista
Ciência Hoje das Crianças on line. Na etapa quantitativa da pesquisa, o corpus foi
analisado quanto às relações retóricas entre segmentos informacionais do texto,
conforme a Rhetorical Structure Theory (RST) (THOMPSON & MANN, 1988). Em
seguida, recorrendo a Mateus et. al (2004); Coltier (1986) e Vilela & Koch (2001),
investigam-se os mecanismos de captação (CHARAUDEAU, 2009) inerentes às
frases exclamativas e interrogativas, por sua vez, pertencentes à relação retórica
de Comentário de alguns textos do corpus.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.