O FAZER-SENTIR E SUAS IMPLICAÇÕES ESTRUTURAIS NA RELAÇÃO DE COMENTÁRIO DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS
Resumo
Este trabalho trata da produção de sentidos para a visada fazer-sentir
em um corpus composto por artigos de divulgação científica publicados na revista
Ciência Hoje das Crianças on line. Na etapa quantitativa da pesquisa, o corpus foi
analisado quanto às relações retóricas entre segmentos informacionais do texto,
conforme a Rhetorical Structure Theory (RST) (THOMPSON & MANN, 1988). Em
seguida, recorrendo a Mateus et. al (2004); Coltier (1986) e Vilela & Koch (2001),
investigam-se os mecanismos de captação (CHARAUDEAU, 2009) inerentes às
frases exclamativas e interrogativas, por sua vez, pertencentes à relação retórica
de Comentário de alguns textos do corpus.
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).