O gênero resumo acadêmico no ensino médio: relato de uma experiência

Juliely Veiga Gomes

Resumo


Analisou-se o efeito de atividades na produção do gênero discursivo
resumo acadêmico (Therezo (2001); Machado et al. (2004), entre outros) no
ensino médio. A partir das categorias compreensão global, subversão de ideias
originais, sumarização, cópia e inserção de autoria, foram avaliados 174 textos
produzidos antes e depois de uma semana de oficinas sobre o tema. Na primeira
fase, confirmou-se o desconhecimento generalizado dos alunos sobre o gênero
resumo e dificuldade na compreensão do texto resumido. Os resumos da segunda
fase refletiram uma significativa evolução na maioria dos quesitos avaliados, mas
revelaram aspectos, que demandam uma abordagem mais prolongada de ensino,
mais especificamente, o domínio, por parte do aluno, de um vocabulário mais
rico, necessário para a construção de paráfrases e para a nomeação das ações
do autor.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.