O gênero resumo acadêmico no ensino médio: relato de uma experiência
Résumé
Analisou-se o efeito de atividades na produção do gênero discursivo
resumo acadêmico (Therezo (2001); Machado et al. (2004), entre outros) no
ensino médio. A partir das categorias compreensão global, subversão de ideias
originais, sumarização, cópia e inserção de autoria, foram avaliados 174 textos
produzidos antes e depois de uma semana de oficinas sobre o tema. Na primeira
fase, confirmou-se o desconhecimento generalizado dos alunos sobre o gênero
resumo e dificuldade na compreensão do texto resumido. Os resumos da segunda
fase refletiram uma significativa evolução na maioria dos quesitos avaliados, mas
revelaram aspectos, que demandam uma abordagem mais prolongada de ensino,
mais especificamente, o domínio, por parte do aluno, de um vocabulário mais
rico, necessário para a construção de paráfrases e para a nomeação das ações
do autor.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).