Recontextualization of discourses on language in curricular directives for foreign language education
Resumo
The aim of this paper is to discuss the process of recontextualization
of discourses within language teaching in the school context. I examined how
the concept ‘language’ is recontextualized in four Curricular Directives (CDs):
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental (PCN), Parâmetros Curriculares
Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); Orientações Curriculares Nacionais
(OCNEM) and Lições do Rio Grande (LRG). The results show there are more
definitions of ‘language’ in PCN and PCNEM than in OCNEM and LRG. The
qualitative analysis indicates CDs recontextualize the contemporary debates
in Applied Linguistics, because most of the occurrences are related to ‘social
practice’ or ‘social phenomenon’.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).