Atividades de leitura de textos literários contemporâneos em Livros Didáticos do Ensino Médio: a formação do leitor crítico-literário

José Santos, Pedro Simões

Resumo


Discutimos, com este trabalho, o modo como as atividades de leitura
de textos literários contemporâneos de Livros Didáticos de Língua Portuguesa
para o Ensino Médio contribuem para a formação de um sujeito leitor crítico,
reflexivo, que tenha autonomia na valoração de um texto literário. Para isso,
lançamos mão de dois Livros Didáticos do terceiro ano do Ensino Médio para a
constituição de nosso corpus e sobre eles nos debruçamos, no trabalho de análise,
por meio de questões-problema que dessem conta, a nosso ver, de aspectos
fundamentais para a formação do que vem a ser um leitor crítico-literário. Com
as análises, constatamos que os Livros Didáticos analisados não contribuem efetivamente
para a formação deste tipo de leitor.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.