Atividades de leitura de textos literários contemporâneos em Livros Didáticos do Ensino Médio: a formação do leitor crítico-literário

Autor/innen

  • José Santos
  • Pedro Simões

Abstract

Discutimos, com este trabalho, o modo como as atividades de leitura
de textos literários contemporâneos de Livros Didáticos de Língua Portuguesa
para o Ensino Médio contribuem para a formação de um sujeito leitor crítico,
reflexivo, que tenha autonomia na valoração de um texto literário. Para isso,
lançamos mão de dois Livros Didáticos do terceiro ano do Ensino Médio para a
constituição de nosso corpus e sobre eles nos debruçamos, no trabalho de análise,
por meio de questões-problema que dessem conta, a nosso ver, de aspectos
fundamentais para a formação do que vem a ser um leitor crítico-literário. Com
as análises, constatamos que os Livros Didáticos analisados não contribuem efetivamente
para a formação deste tipo de leitor.

Veröffentlicht

2018-01-09

Ausgabe

Rubrik

Artigos