Atividades de leitura de textos literários contemporâneos em Livros Didáticos do Ensino Médio: a formação do leitor crítico-literário
Abstract
Discutimos, com este trabalho, o modo como as atividades de leitura
de textos literários contemporâneos de Livros Didáticos de Língua Portuguesa
para o Ensino Médio contribuem para a formação de um sujeito leitor crítico,
reflexivo, que tenha autonomia na valoração de um texto literário. Para isso,
lançamos mão de dois Livros Didáticos do terceiro ano do Ensino Médio para a
constituição de nosso corpus e sobre eles nos debruçamos, no trabalho de análise,
por meio de questões-problema que dessem conta, a nosso ver, de aspectos
fundamentais para a formação do que vem a ser um leitor crítico-literário. Com
as análises, constatamos que os Livros Didáticos analisados não contribuem efetivamente
para a formação deste tipo de leitor.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).