O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL

Nayara Romagnoli Silveira, Mariana Nascimento

Resumo


Neste trabalho desenvolveram-sealgumas habilidades de leitura
e escrita dos alunos de 6º e 9º anos da Escola Estadual Coronel Benjamin
Guimarães.O projeto PIBID Leitura e Escritase propôs a estudar gêneros textuais
como forma facilitadora do desenvolvimento cognitivo na disciplina língua
portuguesa, bem como em todas as áreas do conhecimento. Com foco na temática
consciência social, buscamos incentivar os alunos a questionar o mundo
a sua volta e a ter maior interesse pela leitura. A escolha de produzir uma revista
em que os próprios alunos fossem agentes de seus textos cumpriu o propósito
de incentivar a produção escrita, calcada no reforço na capacidade de adequar
seus textos aos gêneros trabalhados. Além disso, os alunos trabalharam com a
reescrita de seus textos. Esse estudo de caráter preliminar pode servir de base
e contribuirá para futuras pesquisas acadêmicas, as quais poderão abranger desde
a estruturação linguística dos textos, num viés linguístico, psicológico, social,
entre outros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.