O Corpo no chão: considerações acerca do Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2018.235104Resumo
Ensaio teórico-metodológico que busca, a partir de uma experiência biográfica, propor uma interpretação do Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, que encontre na aparente casualidade de um acontecimento traumático um importante catalisador para a transformação do olhar.Referências
D’IORIO, Paolo. O Eterno Retorno. Gênese e Interpretação. Tradução de Ernani Chaves. Cadernos Nietzsche, vol. 20, p. 69-114, 2006.
EINSTEIN, Albert. Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento. 1905. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/Einstein.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.
SARAMAGO, José. Ensaio Sobre a Cegueira. 14ª reimpressão. São Paulo: Com-panhia das Letras, 1995.
SAUDELLI, Lucia. Heráclito Latino: Um caso de estudo. Anais de Filosofia Clássi-ca, Rio de Janeiro, vol. V, n° 9, p. 46-60, 2011.
Downloads
Publicado
26-01-2020
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).