Álvaro de Campos e o ser: a luta pela vida
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2018.238525Abstract
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a condição existencial de Álvaro de Campos como eu-lírico do poema “Ode marítima”. Os poetas dentro da poesia de Fernando Pessoa não vivem no “mundo real” da humanidade, mas também não são apenas personagens ficcionais, pois parecem ter vida própria e consciência autônoma. Eles estão em algum lugar entre o “ser real” humano e o “não ser”. Por isso, lidam com questões metafísicas frequentemente, buscando respostas para os mistérios do ser e da existência própria, e Álvaro de Campos tem uma forma particular de fazê-lo, assim como os outros. Para essa reflexão, parte-se de algumas considerações de Alfredo Antunes, em “Fernando Pessoa: Meditações da Estrada” (2015), sobre as questões do ser na poesia de Pessoa, que envolvem a impossibilidade de encontrar respostas definitivas para a existência e o consequente niilismo. Com essas considerações e a análise do poema, propõe-se que o eu-lírico tem um apego à “vida real” e que está em uma constante busca pela existência no “mundo real”. Álvaro de Campos expressa seus sentimentos, cultura, crenças etc. enquanto aspira a uma existência mais “concreta” e humana. De todo modo, esse poeta existe como se estivesse morto, quando se compara seu estado literário ao do humano do “mundo real”, e a proposta aqui é a de que ele busca constantemente a vida humana, comparando-se ao humano e ao mundo humano, mas tendo a certeza pessimista de que sempre será um ser literário, ainda que autônomo.
Literaturhinweise
ANTUNES, Alfredo. Fernando Pessoa: meditações da estrada. Recife: Bm4 Comunicação e Marketing, 2015.
PESSOA, Fernando. Mensagem. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1976.
Poesia completa de Álvaro de Campos. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
Teoria da heteronímia. Porto: Assírio & Alvim, 2012.
QUESADO, José Clécio Basílio. A subjetivação da objetividade em Álvaro de Campos. In: O constelado Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).