As adivinhas na relação ilustração-texto na literatura infantil
Abstract
Esta pesquisa se insere no projeto “A organização textual interativa das adivinhações”, coordenado pela Profa. Angela Dionísio. As adivinhas são “textos verbais breves que implicam um jogo de pergunta e resposta, sendo que esta, clara, está contida naquela de modo cifrado, velado ou inesperado” (Saraiva, 1998:2). O desvendar deste enigma, que é a adivinha, requer o partilhamento de conhecimentos lingüísticos, culturais e pragmáticos. O objetivo deste artigo é mostrar a influência das ilustrações no desvendar da adivinha nos livros de literatura infantil, através da relação ilustração-texto.References
AZEVEDO, R. (1998). Texto e Imagem: Diálogos e Linguagens dentro do livro. In
Elizabeth D’Angelo org.
anos de literatura para crianças e jovens
- Algumas
leituras. São Paulo, ALB Mercado de Letras, pp. 105-112
CHIARO, D. (1992).
The language of jokes
. New York, routledge, pp. 68-70.
DIONISIO, A. (1998).
Imagens na oralidade
. Recife, UFPE. Tese de doutorado.
JOLLES, A. (1976).
Formas simples
. São Paulo, Cultrix, pp. 109-127.
SARAIVA, A. (1998).
Enigmática e poética das adivinhas populares portuguesas
.
Fundação Joaquim Nabuco, Folclore 253-A.
TODOROV, T. (1980).
Os gêneros do discurso
. São Paulo, Martins Fontes, pp. 219-240.
YUNES, E. G. P. (1998).
Leitura e Leituras da Literatura Infantil
. São Paulo, FTD.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).