A pluralidade de vozes em aulas e ar tigos científicos
Résumé
Resumo: Neste trabalho, propomonos
a investigar a interação entre discursos em textos acadêmicos
orais e escritos. Respaldados nos estudos de AuthierRevuz
(1982), Bakhtin (1993, 1995,1997), Cunha
(1992,1998,1999) e Maingueneau (1997, 2001), analisamos três artigos científicos 2 e três aulas de
ensino superior 3. Consideramos os gêneros do discurso acadêmico constitutivamente heterogêneos,
por serem explicitamente construídos a partir de outros, ou seja, de múltiplas vozes. Nessa
perspectiva, observamos como os enunciadores usam as formas relatadas nesses gêneros para marcar
seu ponto de vista, ou seja, para aderir ou refutar determinadas perspectivas teóricas.
Téléchargements
Publié-e
2018-01-09
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).