A CHARGE – INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE PRESENTES EM SUA CONSTRUÇÃO
Résumé
Este artigo fundamenta-se na teoria da Análise do Discurso (ORLANDI, 2003) de filiação pecheuxtiana. A partir de uma metodologia adequada à teoria, este texto se propõe a trabalhar com a análise de uma charge que trata sobre redes sociais e sua relação com a organização de protestos. Pretende-se, com a análise dessa materialidade, apreender os sentidos que a partir dela podem ser produzidos e, principalmente, colocar em evidência o processo de intertextualidade e de interdiscursividade que se instaura no momento de construção da charge, o que nos leva a compreender que ela sempre se apoia em um discurso prévio que lhe serve de matéria-prima.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).