Professor x Alunos: masculinidades em jogo no discurso de sala de aula
Résumé
Adotando uma abordagem socioconstrucionista do discurso e da identidade social, este trabalho
focaliza o jogo discursivo entre o professor e alunos na construção das masculinidades. Baseio-me na
compreensão de gênero como construção social (Crawford, 1995) e na concepção de masculinidades
como identidades sociais heterogêneas (Moita Lopes, 1999). A metodologia de pesquisa é de cunho
etnográfico. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio das aulas e entrevistas em uma
turma de 5ª série. Os resultados apontam que, embora o professor tente colaborar na construção
discursiva da masculinidade hegemônica, os alunos e as alunas parecem atribuir-lhe uma masculinidade
subalterna.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).