EXPLICIT INTERTEXTUALITY IN SCIENCE POPULARIZATION NEWS
Abstract
This paper aims at identifying traces of explicit intertextuality in 30
science popularization (SP) news articles from BBC News and Scientific American
online publications. The textual analysis involves: a) identification and analysis of
linguistic traces of explicit intertextuality; and b) interpretation of data in relation
to the SP process (Motta-Roth, 2009). The results suggest that intertextual
strategies in SP news: 1) emphasize the role of the journalist to inform the
reader about new studies; and 2) make it possible to explain scientific principles
and concepts, evaluate the research and promote discussion on its relevance
for society while encouraging readers to participate in the process, supporting
the scientific endeavor.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).