O INTERESSE PELA LEITURA DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS A PARTIR DA LITERATURA DE MASSA
Abstract
Apesar dos estudos sobre “literatura de massa”, ela é constantemente banida dos currículos escolares. Assim, fica difícil enxergar nela a oportunidade de iniciar a formação do que as pesquisas “Retratos do Brasil” (2011) conceituam como “leitor”, aquele que declara ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Então, este ensaio tem a intenção de debater a criação dos hábitos de leitura de obras cânones a partir da literatura de massa, baseando-se, por exemplo, nos estudos de Morin (1975) sobre as produções populares, e Zilberman e Silva (2008) sobre a interrupção do trabalho didático acerca das potencialidades do texto literário.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).