ORALIDADE E GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO (LD) DO 7° ANO
Resumo
Objetiva-se analisar se a oralidade e a gramática normativa são desenvolvidas no livro didático do 7º ano, visando à competência discursiva do aluno; como específico, verificar se há uma diversidade de gêneros orais no LD. Utilizamos como referencial teórico, Marcuschi (2008), PCNs (1998), Antunes (2003), Travaglia (2001), entre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa. Constata-se que a oralidade é explorada. Os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, contemplando, nos capítulos, situações formais e informais da língua. Dessa forma, as atividades, frequentemente, perpassam pela
leitura, interpretação, produção textual, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).