A ideia de liberdade social na Filosofia do Direito de Hegel: reconstrução seletiva de modelos modernos de liberdade segundo seu déficit intersubjetivo

CLEITON GIL BARBOSA

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar como Hegel formula na Filosofia do Direito seu conceito de liberdade socialmente mediada a partir da interpretação de modelos de liberdade que influenciaram a autocompreensão cultural do ocidente no tema. Para isso são analisados modelos negativos e reflexivos de liberdade, os quais segundo Hegel são partes constituintes da rede axiológica da modernidade. Sendo parte, Hegel não pode dispensá-los, mas antes deve estabelecer sua posição no interior do sistema social moderno. O recorte e argumento do artigo pretende explicar os mencionados modelos segundo sua insuficiência, a saber, o déficit intersubjetivo com o qual interpretam a liberdade tornando a alteridade como não essencial para a mesma. Dividido em três etapas, a primeira tem o objetivo de fornecer o contexto atual de interpretação da obra, onde se contornam alguns problemas levantados à filosofia de Hegel, a partir de Axel Honneth, Allen Wood e Westphal; na segunda são explorados os modelos insuficientes salientando sua deficiência intersubjetiva. Ao fim é apontado como Hegel entende a liberdade segundo seu nexo intersubjetivo de realização em esferas comunicativas da comunidade.


Palavras-chave


Liberdade, Abstração, Formalismo, Intersubjetividade, Eticidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.