Desviar de programas: Vilém Flusser nas fronteiras entre arte, tecnologia e política

Debora Pazetto Ferreira

Resumo


As intersecções entre arte e tecnologia são amplamente estudadas nas artes, mas há poucas abordagens filosóficas sobre o assunto. Este artigo se insere nessa lacuna, partindo de algumas ideias de Vilém Flusser. De acordo com o autor, o termo grego techné foi dividido em uma parte que se tornou objetivada a serviço da ciência e credenciada como o único tipo de conhecimento rigoroso, e em outra parte que foi subjetivada enquanto produção de formas estéticas sem valor epistemológico. Assim, no contexto científico, a techné foi transformada em tecnologia e amputada da estética, da ética e da política, ao passo que, no contexto artístico, foi transformada obras de arte amputadas do conhecimento e separadas da vida cotidiana. O problema é que objetividade e subjetividade são consideradas abstrações em relação ao conhecimento concreto, que é sempre intersubjetivo e, portanto, político. Por conseguinte, seria preciso superar a ruptura entre arte, tecnologia e ciência para politizá-las, isto é, para resgatar um tipo de conhecimento que esteja em sintonia com os valores, ideias, técnicas e vivências estéticas da coletividade. Tendo em vista essas considerações, este artigo aborda diversos exemplos em que arte e tecnologia são misturadas de modo a politizar o debate sobre ambas.

Palavras-chave


arte, tecnologia, política, pós-história, Vilém Flusser

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.